Mostrar registro simples

dc.contributor.authorYamamoto, Camila Naomi
dc.date.accessioned2024-02-08T14:37:48Z
dc.date.available2024-02-08T14:37:48Z
dc.date.issued2024-02-02
dc.identifier.citationYAMAMOTO, Camila Naomi. Suporte social e estresse parental em mães universitárias. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19234.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19234
dc.description.abstractMotherhood during the university journey combines two experiences that require effort and dedication, making these women go through difficulties beyond those that would be encountered in the experience of just one of these roles. The present research, therefore, aimed to identify the relationship between social support and parental stress among women who were experiencing the process of becoming a mother as university’s student. 11 women aged 21 to 24 participated. All were enrolled in an undergraduate course at a public or private higher education institution, with children up to one year old and who became pregnant while higher education students. Participants completed an online form that collected characterization data, the Perceived Social Support Scale (adult version) EPSUS-A and the Parental Stress Scale (EEPa). The results indicated that there were significant, positive and moderate correlations between parental satisfaction and affective support (r=0.639), and significant, positive and strong correlations between instrumental support (r=0.868) and total EPSUS scale score (r=0.763), corroborating with the literature, which states that social support can be a regulator of parental stress. Other influencing factors are also discussed, such as the type of university and pregnancy planning.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaternidadepor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectSuporte socialpor
dc.subjectEstresse parentalpor
dc.subjectMotherhoodeng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectSocial supporteng
dc.subjectParental stresseng
dc.titleSuporte social e estresse parental em mães universitáriaspor
dc.title.alternativeSocial suport and parental stress and college motherseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1D'Affonseca, Sabrina Mazo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381029115416584por
dc.description.resumoA maternidade durante a jornada universitária une duas experiências que exigem esforço e dedicação, fazendo com que essas mulheres passem por dificuldades além das que seriam encontradas na experiência de apenas um desses papéis. A presente pesquisa, portanto, objetivou identificar a relação entre suporte social e estresse parental de mulheres que estão experienciando o processo de tornar-se mãe durante a experiência universitária. Participaram da pesquisa 11 mulheres de 21 à 24 anos que estavam matriculadas em um curso de graduação em uma instituição de ensino superior, pública ou privada, com filhos de até um ano de idade e que engravidaram enquanto estudantes do nível superior. As participantes responderam um formulário online que coletou dados de caracterização, a Escala de Percepção de Suporte Social (versão adulta) EPSUS-A e a escala de Estresse Parental (EEPa). Os resultados indicaram que houve correlações significativas, positivas e moderada entre satisfação parental e suporte afetivo (r=0,639), e correlações significativas, positivas e forte entre apoio instrumental (r=0,868) e escore total da escala EPSUS (r=0,763), corroborando com a literatura, que afirma que o suporte social pode ser um regulador do estresse parental. Discute-se também outros fatores de influência, como o tipo de universidade e o planejamento da gestação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.sponsorshipId2023/02676-3por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9103-0616por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil