Mostrar el registro sencillo del ítem
Explorando o outro lado: percepção paterna de práticas parentais positivas e negativas
dc.contributor.author | Accica, Thais Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T12:28:30Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T12:28:30Z | |
dc.date.issued | 2024-02-06 | |
dc.identifier.citation | ACCICA, Thais Fernanda. Explorando o outro lado: percepção paterna de práticas parentais positivas e negativas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19317. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19317 | |
dc.description.abstract | Research on parenting styles demonstrates that parents who are communicative and affectionate in their interactions with their children and who, at the same time, set clear and consistent boundaries, promote a favorable environment to the development of children who become more confident and who have more self-control later in life. On the other hand, punitive practices, especially those that include physical punishment (e.g., spanking) are associated with low self-esteem in mid- and long-term. Few studies, however, have explored fathers’ perspective on both positive and negative effects of parenting practices. The study aimed to contribute in this direction by asking fathers to share their beliefs on parental educational practices. Fifty-three fathers of children aged 5 to 12 years participated in the present study by responding to a questionnaire on the Google Forms platform. The first part of the form was the Parenting Styles Inventory (PSI) and the second part included questions about parenting practices. Twenty-five participants (47.2%) had final PSI scores indicating a great parental style, however, qualitative data pointed to a discourse that is inconsistent with positive parental practices. Data analysis also revealed fathers' wish to be heard, in particular, on what raising children is concerned. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estilos parentais | por |
dc.subject | Percepção paterna | por |
dc.subject | Práticas parentais | por |
dc.subject | Parental styles | eng |
dc.subject | Fathers' perspective | eng |
dc.subject | Parental practices | eng |
dc.title | Explorando o outro lado: percepção paterna de práticas parentais positivas e negativas | por |
dc.title.alternative | Exploring the other side: fathers' perspective on positive and negative parental practices | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Débora de Hollanda | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3640676759708745 | por |
dc.description.resumo | As pesquisas sobre estilos parentais demonstram que pais que são comunicativos e afetuosos nas trocas com seus filhos e que, ao mesmo tempo, estabelecem limites de forma clara e consistente, promovem um ambiente propício para o desenvolvimento de crianças mais confiantes e com maior controle emocional. Por outro lado, práticas punitivas, em especial, as que incluem punição física (e.g., palmadas) são associadas a uma baixa autoestima a médio e longo prazo. Poucos estudos, no entanto, têm explorado a perspectiva da figura paterna sobre os efeitos positivos e negativos de diferentes práticas parentais. O presente estudo teve como objetivo, portanto, contribuir nesta direção ao fazer um levantamento da perspectiva paterna acerca das práticas educativas parentais. Cinquenta e seis pais de crianças de 5 a 12 anos participaram da pesquisa respondendo a um formulário criado na plataforma Google Forms. A primeira parte do formulário continha os itens do Inventário de Estilos Parentais (IEP) e a segunda parte incluiu perguntas específicas sobre práticas parentais. Vinte e cinco participantes (47.2%) obtiveram escores indicativos de um Estilo Parental Ótimo, entretanto, os dados qualitativos da pesquisa demonstram discursos inconsistentes com as práticas parentais positivas. A análise dos relatos sobre práticas parentais paternas também destaca o desejo dos pais de serem ouvidos, em especial, no que diz respeito à educação de seus filhos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/1667824715271830 | por |
dc.publisher.course | Psicologia - Psi | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0005-2569-7259 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0485-7787 | por |