Show simple item record

dc.contributor.authorRoitberg, Guilherme Prado
dc.coverage.spatialMaringápor
dc.date.accessioned2024-02-16T14:16:25Z
dc.date.available2024-02-16T14:16:25Z
dc.date.issued2023
dc.identifierhttps://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e249por
dc.identifier.citationROITBERG, Guilherme Prado. Educação, hereditariedade e eugenia: o projeto educacional de Octavio Domingues (1926-1932). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 23, n. 1, p. e249, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19339.*
dc.identifier.issn2238-0094por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19339
dc.description.abstractOctavio Domingues (1897-1972), professor, geneticista e diretor do periódico Boletim de Eugenia, é um intelectual ainda pouco estudado no campo da Educação, embora tenha publicado dezenas de artigos e livros sobre o tema. A partir de uma pesquisa documental em diálogo com a bibliografia especializada, o presente artigo analisa as publicações de Domingues na Revista de Agricultura, de 1926 a 1930, bem como no Boletim de Eugenia, de 1930 a 1932, explicitando a relação entre educação, hereditariedade e eugenia desenvolvida nesses periódicos. Conclui-se que Domingues considerou a educação como o meio mais profícuo para a formação da consciência eugênica, estruturando um projeto educacional elitista e autoritário, a despeito dos argumentos pró-miscigenação e ‘humanistas’ presentes em sua obra.por
dc.description.abstractThe professor, geneticist, and director of the periodical Boletim de Eugenia Octavio Domingues (1897-1972) is an intellectual little studied in the field of Education, despite the publication of dozens of articles and books on the subject. From documentary research in dialogue with the specialized bibliography, this article analyzes the publications of Domingues in the Revista de Agricultura from 1926 to 1930, and in the Boletim de Eugenia from 1930 to 1932, explaining the relationship between education, heredity, and eugenics developed in these journals. We conclude that Domingues considered education as the most fruitful means for the formation of eugenics consciousness, structuring an elitist and authoritarian educational project, despite the pro-miscegenation and ‘humanist’ arguments present in his work.eng
dc.description.abstractEl profesor, genetista y director del periódico Boletim de Eugenia Octavio Domingues (1897-1972) es un intelectual aún poco estudiado en el campo de la Educación, a pesar de haber publicado decenas de artículos y libros sobre el tema. A partir de una investigación documental en diálogo con la bibliografía especializada, este artículo analiza las publicaciones de Domingues en la Revista de Agricultura de 1926 a 1930, y en el Boletim de Eugenia de 1930 a 1932, explicando la relación entre educación, herencia y eugenesia desarrollada en estos periodicos. Concluimos que Domingues consideró la educación como el medio más fecundo para la formación de la conciencia eugenésica, estructurando un proyecto educativo elitista y autoritario, a pesar de los argumentos pro-mestizaje y ‘humanistas’ presentes en su obra.spa
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.format.extente249por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Educaçãopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEugenicseng
dc.subjectEugenesiaspa
dc.subjectEugeniapor
dc.subjectEducação eugênicapor
dc.subjectEugenics educationeng
dc.subjectEducación eugenésicaspa
dc.subjectOctavio Dominguespor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectHistoria de la educaciónspa
dc.titleEducação, hereditariedade e eugenia: o projeto educacional de Octavio Domingues (1926-1932)por
dc.title.alternativeEducation, heredity, and eugenics: the educational project of Octavio Domingues (1926-1932)eng
dc.title.alternativeEducación, herencia y eugenesia: el proyecto educativo de Octavio Domingues (1926-1932)spa
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId88887.569968/2020-00por
dc.description.sponsorshipId88887.644568/2021-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3993968379492241por
dc.identifier.urlhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/62568por
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.citation.volume23por
dc.citation.issue1por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-0338-2270por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil