Educação, hereditariedade e eugenia: o projeto educacional de Octavio Domingues (1926-1932)
Abstract
Octavio Domingues (1897-1972), professor, geneticista e diretor do periódico Boletim de Eugenia, é um intelectual ainda pouco estudado no campo da Educação, embora tenha publicado dezenas de artigos e livros sobre o tema. A partir de uma pesquisa documental em diálogo com a bibliografia especializada, o presente artigo analisa as publicações de Domingues na Revista de Agricultura, de 1926 a 1930, bem como no Boletim de Eugenia, de 1930 a 1932, explicitando a relação entre educação, hereditariedade e eugenia desenvolvida nesses periódicos. Conclui-se que Domingues considerou a educação como o meio mais profícuo para a formação da consciência eugênica, estruturando um projeto educacional elitista e autoritário, a despeito dos argumentos pró-miscigenação e ‘humanistas’ presentes em sua obra. The professor, geneticist, and director of the periodical Boletim de Eugenia Octavio
Domingues (1897-1972) is an intellectual little studied in the field of Education, despite the
publication of dozens of articles and books on the subject. From documentary research in dialogue
with the specialized bibliography, this article analyzes the publications of Domingues in the
Revista de Agricultura from 1926 to 1930, and in the Boletim de Eugenia from 1930 to 1932,
explaining the relationship between education, heredity, and eugenics developed in these
journals. We conclude that Domingues considered education as the most fruitful means for the
formation of eugenics consciousness, structuring an elitist and authoritarian educational project,
despite the pro-miscegenation and ‘humanist’ arguments present in his work. El profesor, genetista y director del periódico Boletim de Eugenia Octavio Domingues
(1897-1972) es un intelectual aún poco estudiado en el campo de la Educación, a pesar de haber
publicado decenas de artículos y libros sobre el tema. A partir de una investigación documental en
diálogo con la bibliografía especializada, este artículo analiza las publicaciones de Domingues en
la Revista de Agricultura de 1926 a 1930, y en el Boletim de Eugenia de 1930 a 1932, explicando la
relación entre educación, herencia y eugenesia desarrollada en estos periodicos. Concluimos que
Domingues consideró la educación como el medio más fecundo para la formación de la conciencia
eugenésica, estructurando un proyecto educativo elitista y autoritario, a pesar de los argumentos
pro-mestizaje y ‘humanistas’ presentes en su obra.
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