dc.contributor.author | Borrasca, Bruno Nobre Franco | |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T13:56:34Z | |
dc.date.available | 2024-02-19T13:56:34Z | |
dc.date.issued | 2024-02-09 | |
dc.identifier.citation | BORRASCA, Bruno Nobre Franco. Projeto conceitual e análise de fluxo de um abafador valvulado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19381. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19381 | |
dc.description.abstract | In the automotive world, the noise emitted by the exhaust of combustion vehicles is of
great importance in its design. It can be focused on performance, achieving more decibels
and a freer flow, thereby improving the vehicle’s efficiency in sports cars. On the other
hand, for everyday and family use, a muffled sound with fewer decibels is more desirable
for the project. Considering this, the automotive industry, especially in high-performance
vehicles, introduced the valved muffler, which is the topic of this work. The main benefit of
this type of muffler is the alteration of the acoustic characteristics of the exhaust system
with just the push of a button, completely changing the user’s experience with the vehicle.
It makes a sports car more usable in daily life with the valves closed, reducing the emitted
sound, or enhancing the sound by opening the valves, either for a specific event or for the
auditory experience. The objective of this work is to carry out the conceptual design of a
valved muffler with dimensions similar to conventional mufflers available in the market
without this device. For this purpose, Siemens NX CAD software was used for the 3D
design of the muffler, followed by the study of gas flows inside it. The results indicate that
the use of an internal valve to alter the path of the exhaust gases can increase restriction
when the valve is closed, reducing the vehicle’s sound. Conversely, when open, it allows for
a free flow of gases, improving the vehicle’s performance and increasing the sound emitted
by the exhaust system. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Abafador valvulado | por |
dc.subject | Projeto conceitual | por |
dc.subject | Exhaust system | eng |
dc.subject | Conceptual design | eng |
dc.title | Projeto conceitual e análise de fluxo de um abafador valvulado | por |
dc.title.alternative | Conceptual design and flow analysis of a valved muffler | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Malavolta, Alexandre Tácito | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8477313173581967 | por |
dc.description.resumo | No mundo automotivo o ruído que é emitido pelo escapamento dos veículos a combustão
tem grande importância no seu projeto, podendo ser voltado a performance com alcance
de mais decibéis e um fluxo mais livre, melhorando o rendimento do veículo em carros
esportivos, ou em automóveis voltados ao uso do cotidiano e familiar, um ronco mais
abafado, com menos decibéis é o mais desejado para o projeto. Pensando nisso o ramo
automobilístico, principalmente de alta performance, criou o abafador valvulado, o qual
será o tema desse trabalho. Este tem como principal benefício a alteração das características
acústicas do sistema de exaustão em apenas um aperto de botão, alterando completamente
a experiência do usuário com o automóvel, tornando um esportivo mais usável no cotidiano
com as válvulas fechadas com a diminuição do som emitido pelo mesmo, ou o aumento
do som, abrindo as válvulas, seja em algum evento específico ou apenas pela experiência
sonora. O objetivo desse trabalho será a realização do projeto conceitual de um abafador
valvulado com dimensões próximas aos abafadores convencionais oferecidos no mercado
sem esse dispositivo. Para isso foi utilizado de software CAD NX Siemens para o desenho
do abafador em 3D e posteriormente a realização do estudo dos fluxos de gases em seu
interior. Os resultados obtidos indicam que o uso de uma válvula interna para a alteração
do caminho a ser percorrido pelos gases de exaustão pode aumentar a restrição quando
a válvula se encontra fechada, diminuindo o som do veículo, ou, quando aberta, torna
o fluxo livre dos gases, melhorando a performance do automóvel e aumentando o som
emitido pelo sistema de escape. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica - EMec | por |