dc.contributor.author | Salviato, Lais Spinelli | |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T14:59:54Z | |
dc.date.available | 2024-02-19T14:59:54Z | |
dc.date.issued | 2024-01-12 | |
dc.identifier.citation | SALVIATO, Lais Spinelli. Contribuições das atividades extracurriculares na formação do estudante de medicina: relato de experiência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19395. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19395 | |
dc.description.abstract | Introduction: Medical training results from the sum of the formal curriculum -
consisting of the curriculum that is based on the course's Political and
Pedagogical Project, which is guided by the National Curricular Guidelines - and
the informal curriculum, which contemplates the personal experiences of the
individual and the extracurricular activities they participate in. Thus, knowing the
reality of the extra-curricular activities that make up the informal curriculum
means better understanding a large part of the medical student's training.
Objectives: discuss the importance of extracurricular activities in the training of a
medical student, connecting these concepts to the author's personal experience.
Methodology: this work consists of an Experience Report, containing the author's
journey through the extra curricular activities she participated in and her
perception of them in her training. Experience report: the extra-curricular activities
covered are extension projects, scientific initiation, congresses and symposiums
and other projects3, each with its own impact on the author's experience.
Discussion: extra-curricular activities are opportunities offered by the University
with the potential to expand both technical knowledge and promote personal and
subjective experiences for students. Conclusion: the activities mentioned in this
work played an extremely important role in the integral experience of the Public
University, as well as for technical and human improvement for the author. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Graduação em Medicina | por |
dc.subject | Education, Medical, Undergraduate | eng |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Atividades extracurriculares | por |
dc.subject | Axtracurricular activities | eng |
dc.title | Contribuições das atividades extracurriculares na formação do estudante de medicina: relato de experiência | por |
dc.title.alternative | Contributions of extracurricular activities to the education of medical students: an experience report | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni | |
dc.contributor.advisor1Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/7651034212763580 | por |
dc.description.resumo | Introdução: A formação médica é resultante da somatória do currículo formal -
constituído pela grade curricular que se baseia no Projeto Político e Pedagógico
do curso, que por sua vez se orienta nas Diretrizes Curriculares Nacionais - e do
currículo informal, que contempla as vivências pessoais do indivíduo e as
atividades extracurriculares que integra. Assim, conhecer a realidade das
atividades extra curriculares que compõem o currículo informal significa
compreender melhor grande parte da formação do acadêmico de medicina.
Objetivos: discutir a importância das atividades extracurriculares na formação de
um acadêmico de medicina, conectando esses conceitos à experiência pessoal
da autora. Metodologia: este trabalho consiste em um Relato da Experiência,
contendo a jornada da autora pelas atividades extra curriculares que integrou e
sua percepção sobre as mesmas na sua formação. Relato de experiência: as
atividades extra curriculares abordadas são projetos de extensão, iniciação
científica, congressos e simpósios e bolsa treinamento, cada uma com seu
próprio impacto na vivência da autora. Discussão: as atividades extra curriculares
são oportunidades oferecidas pela Universidade com potencial de expandir tanto
o conhecimento técnico, quando promover experiências pessoais e subjetivas
para os estudantes. Conclusão: as atividades citadas nesse trabalho tiveram
papel de extrema importância para a vivência integral da Universidade Pública,
bem como para aperfeiçoamento técnico e humano para a autora. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-1577-3917 | por |