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dc.contributor.authorMendes, Leandro Manoel Afonso
dc.date.accessioned2024-02-23T12:33:33Z
dc.date.available2024-02-23T12:33:33Z
dc.date.issued2024-01-20
dc.identifier.citationMENDES, Leandro Manoel Afonso. Da construção da identidade profissional médica: reflexões teórico-práticas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19425.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19425
dc.description.abstractThe present study, grounded in a critical and reflective analysis of the author's formative journey, sheds light on relevant concepts for the construction of the medical professional identity in students — a theme gaining prominence in various medical schools worldwide, emphasizing the importance of education focused on character development and the promotion of virtues. The objective is to investigate how the constructivist educational model and the integrated theory-practice curriculum, both foundational aspects of the UFSCar medical course, influence identity formation. Additionally, the study seeks to reflect on intrinsic and extrinsic factors affecting students that facilitated or hindered such formation. A qualitative methodological approach was adopted, supported by data triangulation analysis, grounded in extensive systematic reviews and qualitative metasyntheses on the subject. Data were collected and analyzed with a phenomenological emphasis, centered on reading and interpreting entries in the student's reflective portfolio. These were presented in synoptic tables condensing practical elements derived from dialogues with authors, outlining their influence on medical identity construction, and specifying intrinsic/extrinsic facilitators and barriers to formation. The finding that early exposure to professional practice in this educational model significantly and positively influences various aspects of medical professional identity formation is a noteworthy contribution of this study. Similarly, the constant emphasis on activity reflection and encouragement of active learning reinforces the conclusion that new medical courses with constructivist methodologies are more aligned with the identity formation of physicians who genuinely adhere to societal principles. However, areas requiring improvement and constant vigilance were highlighted. More than a synthesis of the student's practical journey, this study constitutes an object contributing to the construction of the author's professional identity. It is the composition of a symphony whose notes are intrinsic to experiences that have been reverently embraced. Revisiting the past illuminates the path of the present, providing insights that transcend time and guide the future journey.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação de graduação em medicinapor
dc.subjectEstudantes de medicinapor
dc.subjectPapel do médicopor
dc.titleDa construção da identidade profissional médica: reflexões teórico-práticaspor
dc.title.alternativeConstruction of medical professional identity: theoretical-practical reflectionseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Prado, Juliana de Almeida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4121249111372518por
dc.description.resumoO presente estudo, embasado numa análise crítica e reflexiva da trajetória formativa do autor, lança luz sobre conceitos relevantes para a construção da identidade profissional médica no estudante, uma temática que vem conquistando destaque em diversas escolas médicas globalmente, ressaltando a importância de uma educação voltada para o desenvolvimento do caráter e promoção das virtudes. O objetivo é investigar como o modelo educacional construtivista e o currículo integrado entre teoria e prática, fundamentos do curso de medicina da UFSCar, influenciam a formação identitária. Além disso, busca-se refletir sobre fatores intrínsecos e extrínsecos ao aluno que facilitaram ou dificultaram tal formação. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, apoiada na análise por triangulação de dados, embasada em amplas revisões sistemáticas e metassínteses qualitativas sobre o tema. Os dados foram coletados e analisados com ênfase fenomenológica, centrada na leitura e interpretação dos registros no portfólio reflexivo do estudante. Estes foram apresentados em quadros sinópticos condensando elementos práticos derivados do diálogo com os autores, delineando sua influência na construção da identidade médica, e especificando facilitadores intrínsecos/extrínsecos e barreiras à formação. A constatação de que a exposição precoce à prática profissional no modelo educacional desta graduação exerce uma influência determinante e positiva em diversos aspectos da formação da identidade profissional médica é uma contribuição significativa deste estudo. Da mesma forma, a ênfase constante na reflexão das atividades e o estímulo ao aprendizado ativo reforçam a conclusão de que os novos cursos de medicina, com metodologias construtivistas, estão mais alinhados com a formação identitária de médicos que verdadeiramente atendam aos preceitos da sociedade. No entanto, áreas que necessitam de aprimoramento e vigilância constante foram destacadas. Mais do que uma síntese da trajetória prática do estudante, este estudo constitui um objeto que contribui para a construção da identidade profissional do próprio autor. É a composição de uma sinfonia cujas notas são intrínsecas às experiências que, com reverência, foram acolhidas. Revisitar o passado é iluminar o caminho do presente, proporcionando insights que transcendem o tempo e orientam a jornada futura.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3152447497472089por
dc.publisher.courseMedicina - Medpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-0066-7502por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4748-8165por


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