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dc.contributor.authorFodra, Bruna Motta
dc.date.accessioned2024-02-23T13:29:50Z
dc.date.available2024-02-23T13:29:50Z
dc.date.issued2023-09-05
dc.identifier.citationFODRA, Bruna Motta. Qual é o tempo certo? O uso de telas em crianças escolares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19438.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19438
dc.description.abstractRecent research has shown changes in children’s screen time during the COVID-19 pandemic, and how it can potentially affect child development. It is important, however, to better understand parents' perspective on these possible changes, in particular, on the types of devices being used, their function, screen time, and parental control strategies. The goal of the present study was to obtain an understanding of parents' perspective on screen use during and after the period of social isolation. A form (Google form) was sent to parents including questions about the main devices being used, their assessment of them, average screen time, the type of activity done in each device, as well as their strategies to control time and content. Additionally, we explored how parents evaluate their children’s screen use. Results showed that there was an increase in children’s screen time during the pandemic, with a subsequent decrease. Participants can see both positive and negative aspects of screen use, with special interest on potential educational benefits. On the other hand, parents’ reports reveal a significant concern about possible negative effects of excessive screen use (e.g.. agitation, emotional instability). Additionally, almost all participants (96,9%) apply control and restriction measures for screen use, although many of them report important challenges of monitoring children’s screen time and content.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectTelaspor
dc.subjectDispositivos eletrônicospor
dc.subjectAtitudes parentaispor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleQual é o tempo certo? O uso de telas em crianças escolarespor
dc.title.alternativeHow much time is right? School-aged children's screen useeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Debora de Hollanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640676759708745por
dc.description.resumoPesquisas recentes têm investigado mudanças no tempo de uso de telas (i.e., dispositivos eletrônicos) pelas crianças em consequência da pandemia da COVID-19 e de que forma elas potencialmente afetam o desenvolvimento da criança. É necessário, entretanto, compreender melhor a perspectiva dos pais em relação a estas possíveis mudanças, em especial, no que diz respeito ao tipo de dispositivo utilizado, finalidade, ao tempo de uso, e estratégias de controle parental. O presente estudo teve como objetivo obter esta compreensão da perspectiva parental sobre o uso das telas por seus filhos durante e posteriormente ao período de isolamento social. Um formulário (google form) foi enviado aos pais/mães contendo perguntas sobre o acesso de seus filhos às telas, com o objetivo de identificar os principais dispositivos utilizados, sua avaliação dos mesmos, o tempo gasto em média em frente à telas, as principais atividades realizadas, bem como possíveis medidas de controle/monitoramento parental do tempo e conteúdo de acesso. Adicionalmente, pretendeu-se explorar como os pais avaliam esse uso das telas por seus filhos. Os resultados mostraram que houve um aumento do tempo de tela das crianças no período pandêmico, com uma posterior diminuição. Os participantes observam tanto os aspectos positivos quanto os aspectos negativos do uso de telas, destacando potenciais benefícios educacionais. Por outro lado, a fala dos pais revela uma preocupação significativa com os possíveis efeitos negativos decorrentes do uso excessivo das telas (e.g., agitação, instabilidade emocional) à. Além disso, quase todos os participantes (96.9%) aplicam medidas de controle e restrição para uso de telas, embora muitos relatem dificuldades em realizar este monitoramento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTOpor
dc.description.sponsorshipId2023/01888-7por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5372332731351724por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-2535-8207por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0485-7787por


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