Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Luciele Caroline Rodrigues
dc.date.accessioned2024-02-23T13:43:33Z
dc.date.available2024-02-23T13:43:33Z
dc.date.issued2024-01-31
dc.identifier.citationPEREIRA, Luciele Caroline Rodrigues. Políticas de formação continuada de professores alfabetizadores: desafios e contribuições. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19441.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19441
dc.description.abstractThis research brings the contributions and challenges of public policies for continuing teacher training in Brazil. The theme was chosen thinking about the difficulties that are present in the literacy and literacy process in Brazil, and how the continuing training of teachers can contribute to This challenge becomes increasingly smaller, enabling literacy teachers to always be up to date in relation to pedagogical methods and curriculum, always thinking about increasing the quality of teaching for students. This study's general objective is to reflect on the importance of continued training in teachers' routine and how this practice can help teachers make decisions and provide security to face the challenges present in the literacy process. We also intend to discuss policies public continuing education programs for teachers present in Brazil. To carry out this work, a bibliographic analysis research was carried out, a bibliographic survey was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), from this survey, postgraduate works related to the proposed topic were selected. Firstly, the national history of public policies for the continued training of literacy teachers was presented, with the aim of discussing the emergence and characteristics of each policy implemented in recent years, then it was highlighted how the continued training of literacy teachers appears in the curricular guidelines and the common national curricular base. Subsequently, an analysis was carried out, based on the bibliographical survey, highlighting the contributions, challenges and suggestions for public policies that were mentioned by the researchers during their research. To this end, the research highlighted how public policies for the continued training of literacy teachers were directly linked to national assessments and also points that should be highlighted when thinking about public educational policies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectProfessores alfabetizadorespor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectContinuing trainingeng
dc.subjectLiteracy teacherseng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titlePolíticas de formação continuada de professores alfabetizadores: desafios e contribuiçõespor
dc.title.alternativeContinuing training policies for literacy teachers: challenges and contributionseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Maria Iolanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189205834370563por
dc.description.resumoEssa pesquisa traz as contribuições e os desafios das políticas públicas de formação continuada de professores no Brasil, o tema foi escolhido pensando nas dificuldades que estão presentes no processo de alfabetização e letramento no Brasil, e em como a formação continuada dos professores pode contribuir para que esse desafio fique cada vez menor, possibilitando que os professores alfabetizadores possam estar sempre atualizados em relação a métodos pedagógicos e currículo pensando sempre em aumentar a qualidade do ensino dos alunos. Esse estudo traz como objetivo geral refletir sobre a importância da formação continuada na rotina dos professores e como essa prática pode auxiliar o professor a tomar decisões e a dar segurança para enfrentar os desafios presentes no processo de alfabetização, também temos a intenção de discutir as políticas públicas de formação continuada de professores presentes no Brasil. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa de análise bibliográfica, foi realizado um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir desse levantamento, foram selecionados trabalhos de pós-graduação relacionados com o tema proposto. Em um primeiro momento foi apresentado o histórico nacional de políticas públicas de formação continuada de professores alfabetizadores, com o intuito de discutir o surgimento e as características de cada política implantada nos últimos anos, em seguida foi destacado como a formação continuada de professores alfabetizadores aparece nas diretrizes curriculares e na base nacional comum curricular. Posteriormente, foi realizada uma análise, a partir do levantamento bibliográfico, destacando as contribuições, os desafios e as sugestões das políticas públicas que foram mencionados pelos pesquisadores durante a pesquisa de cada um. Para tanto, a pesquisa destacou como as políticas públicas de formação continuada de professores alfabetizadores estavam diretamente ligadas a avaliações nacionais e também em pontos que devem ser destacados ao pensar em políticas públicas educacionais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2562339687514265por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL/Dpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4534-1437por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil