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dc.contributor.authorRumsey, Sebastian Matheus
dc.date.accessioned2024-02-23T14:20:27Z
dc.date.available2024-02-23T14:20:27Z
dc.date.issued2024-02-06
dc.identifier.citationRUMSEY, Sebastian Matheus. Uso das redes sociais e a experiência do tédio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19449.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19449
dc.description.abstractIn a contemporary context of acceleration and intensification of the use of social media, this study aims to understand how young adult university students (18 to 25 years old), who report intensive use of the TikTok and/or Instagram social media platforms, narrate their experiences within and outside of these platforms. Additionally, the participants' relationship with boredom and the quality of their experience was investigated. This is a qualitative, exploratory, and cross-sectional study. Five university students participated (aged 20-25 years, including 2 men and 3 women). Each participant was interviewed over four sessions using a semi-structured interview guide. In the last two sessions, in addition to the questions from the guide, 15-minute dynamics of social media use were carried out, interspersed with moments of boredom experience. These dynamics allowed for a clearer and more immediate collection of the investigated phenomena. Data analysis was conducted based on content analysis, with categories derived from the material collected from the interviews and theoretical scope. The following results stand out: the identification and exploration of two different types of social media use, active and passive; the lack of self-reflection by participants regarding their own use; boredom as a short-lived time of stimulus interruption, but central to creating a qualitative change in the narrated experience.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectTédiopor
dc.subjectSociabilidade digitalpor
dc.titleUso das redes sociais e a experiência do tédiopor
dc.title.alternativeUse of social networks and the experience of boredomeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Risk, Eduardo Name
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006559297031800por
dc.description.resumoEm um contexto contemporâneo de aceleração e intensificação do uso das redes sociais, esse estudo tem por objetivo compreender como jovens adultos universitários (18 a 25 anos), que relatam uso intenso das redes sociais TikTok e/ou Instagram, narram suas experiências, dentro e fora dessas plataformas. Além disso, foi investigada a relação dos participantes com o tédio e a qualidade da experiência. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, exploratória e transversal. Participaram cinco jovens universitários (faixa etária 20-25 anos, sendo 2 homens e 3 mulheres). Cada participante foi entrevistado ao longo de quatro sessões por meio de roteiro de entrevista semiestruturada. Nas duas últimas sessões, além das perguntas do roteiro, foram realizadas dinâmicas de 15 minutos de uso das redes sociais contraposto por um momento/ intercalada por momentos de experiência de tédio. Essas dinâmicas possibilitaram uma coleta mais clara e imediata dos fenômenos investigados. A análise de dados foi realizada com base na análise de conteúdo, com categorias provenientes do material coligido a partir das entrevistas e do escopo teórico. Destacam-se como resultados: a identificação e exploração de dois tipos diferentes de uso das redes sociais, o ativo e o passivo; a falta de autorreflexão dos participantes a respeito do próprio uso; o tédio como um tempo de curta duração na interrupção de estímulos, mas central para a criação de uma mudança qualitativa na experiência narrada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUOpor
dc.description.sponsorshipId113391/2023-4por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7580357675179167por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-1764-2603por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7290-2597por


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