Mostrar el registro sencillo del ítem
A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
dc.contributor.author | Xavier, Jaqueline Antonia | |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T14:32:17Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T14:32:17Z | |
dc.date.issued | 2023-02-06 | |
dc.identifier.citation | XAVIER, Jaqueline Antonia. A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451 | |
dc.description.abstract | The medical graduation at the Federal University of São Carlos is based on active learning methodologies, especially Problem-Based Learning (PBL), represented by the Constructivist Spiral. This methodology allows the student to be the protagonist of the learning process and to be active in the process of knowledge building in a group. The constructivist spiral is made up of phases: identifying the problem, formulating hypothesis, elaborating questions, seeking new information, building new meanings, evaluating the process.1 The spiral movement represents not only the cyclicity of knowledge, but also the ability to face increasingly complex difficulties. The purpose of this thesis is to build a critical-reflective narrative demonstrating the application of the constructivist spiral in the trajectory of the medical graduation, through reports of experiences during the graduation, seeking to demonstrate the richness of this teaching-learning process, not only in techniques, but mainly in behavioral and attitudinal aspects. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Espiral construtivista | por |
dc.subject | Constructivist spiral | eng |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | por |
dc.subject | Problem-based learning | eng |
dc.subject | Relato de experiência | por |
dc.subject | Experience report | eng |
dc.title | A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina | por |
dc.title.alternative | The constructivist spiral: critical-reflective narrative about the medical undergraduate path | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Estevao, Isabeth da Fonseca | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2932607007844855 | por |
dc.description.resumo | O curso de medicina na Universidade Federal de São Carlos é construído com base em metodologias ativas de aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), representada pela Espiral Construtivista (EC).4 Essa metodologia permite que o estudante seja o protagonista de seu aprendizado e participe ativamente da construção de conhecimento em grupo. A EC é composta por fases: identificando o problema, formulando explicações, elaborando questões, buscando novas informações, construindo novos significados, avaliando o processo.1 O movimento em espiral representa não apenas a ciclicidade do conhecimento, mas também a capacidade de enfrentar dificuldades cada vez mais complexas. O propósito desse trabalho é realizar uma narrativa crítico-reflexiva demonstrando a aplicação da espiral construtivista na trajetória da graduação em medicina, por meio de relato de experiências durante o curso, visando demonstrar a riqueza desse processo de ensino-aprendizagem, não apenas em competências técnicas, mas principalmente em aspectos comportamentais e atitudinais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7155903185834461 | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |