Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma análise da avaliação em matemática no desenvolvimento de atividades da robótica educacional
dc.contributor.author | Santos, Aline Regina dos | |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T18:52:12Z | |
dc.date.available | 2024-03-04T18:52:12Z | |
dc.date.issued | 2024-02-09 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Aline Regina dos. Uma análise da avaliação em matemática no desenvolvimento de atividades da robótica educacional. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19580. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19580 | |
dc.description.abstract | With this work we seek to understand how the assessment of mathematics skills and abilities occurs during educational robotics classes. We investigated the possibility of developing an assessment instrument using educational robotics for use in regular classes of 30 students, as the literature indicates that robotics offers educational benefits. To this end, we outline the following specific objectives: evaluate the performance of mathematics skills and abilities during activities in robotics classes and classify learning according to the Van Hiele Geometry Learning Model; Check which pedagogical trend, among those described by José Carlos Libâneo, robotics classes best identify with; Describe how the performance of mathematics skills and abilities were identified during classes in this Case Study; Track in Dissertations, the contents (objects of knowledge) Mathematicians involved in research involved in Mathematics and Educational Robotics and; identify the way in which researchers verified the learning performance of students in educational robotics classes. To achieve these objectives, theoretical references on school assessment were developed, such as Cipriano Carlos Luckesi and Jussara Hoffmann, who in their texts explain the vision of other theorists who were committed to the issue of school assessment. We present a brief history of Educational Robotics. The work methodology is Case Study and Bibliographic Research. The Case Study included the participation of 17 students aged eight and nine from a municipal school in Porto Feliz. Data are collected through participant observation, interaction of written and practical activities, interactions between students and the teacher. In Bibliographic Research, data were collected from dissertations and theses in the Google Scholar work database and the NUPEME group. Among the results, we highlight that the assessment of mathematics skills, during Educational Robotics classes, occurs in a qualitative way. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudo de Caso | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Robótica Educacional | por |
dc.subject | Case Study | eng |
dc.subject | Assessment | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Educational Robotics | eng |
dc.title | Uma análise da avaliação em matemática no desenvolvimento de atividades da robótica educacional | por |
dc.title.alternative | An analysis of mathematics assessment in the development of educational robotics activities | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Massago, Sadao | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1915704875970931 | por |
dc.description.resumo | Com este trabalho buscamos entender como ocorre a avaliação de competências e habilidades de matemática durante as aulas de robótica educacional. Investigamos a possibilidade de desenvolver um instrumento avaliativo utilizando a robótica educacional para a utilização em turmas regulares de 30 alunos, visto que a literatura aponta que a robótica oferece benefícios educacionais. Para tal, delineamos como objetivos específicos: avaliar o desempenho de competências e habilidades de matemática durante a realização de atividades nas aulas de robótica e classificar a aprendizagem conforme Modelo de Aprendizagem de Geometria de Van Hiele; Verificar a qual tendência pedagógica, dentre as descritas por José Carlos Libâneo, as aulas de robótica melhor se identificam; Descrever como o desempenho das competências e habilidades de matemática foram identificadas durante as aulas neste Estudo de Caso; Rastrear em Dissertações, os conteúdos (objetos de conhecimento) Matemáticos abordados nas pesquisas envolvendo Matemática e Robótica Educacional e; Identificar o modo que os pesquisadores verificaram o desempenho da aprendizagem dos educandos nas aulas de robótica educacional. Para atingir a esses objetivos foram analisados referenciais teóricos sobre avaliação escolar, como Cipriano Carlos Luckesi e Jussara Hoffmann, que em seus textos explicam a visão de outros teóricos que se empenharam na questão da avalição escolar. Apresentamos um breve histórico sobre a Robótica Educacional. A metodologia do trabalho é o Estudo de Caso e a Pesquisa Bibliográfica. O Estudo de Caso contou com a participação de 17 estudantes de oitavos e nonos anos de uma escola municipal de Porto Feliz. Os dados são coletados mediante observação participante, resolução de atividades escritas e práticas, interações entre os estudantes e a professora. Na Pesquisa Bibliográfica os dados foram recolhidos de dissertações e teses no banco de trabalhos do Google Scholar e do grupo NUPEME. Dentre os resultados destacamos que a avaliação das competências de matemática, durante as aulas de Robótica Educacional, ocorre de modo qualitativo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3268683013993427 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0003-1095-8223 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-3486-3811 | por |