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dc.contributor.authorFelizes, Pedro Vaz
dc.date.accessioned2024-03-11T11:39:28Z
dc.date.available2024-03-11T11:39:28Z
dc.date.issued2022-01-10
dc.identifier.citationFELIZES, Pedro Vaz. Nomes corpos e lugares na etnografia Pirahã. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19614.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19614
dc.description.abstractThis research proposal proposes a set of possibilities through the conceptions of place, body and person among the Pirahã, a group who speak the Mura language of the Maici river basin in central Amazonia. The project was developed around the way Pirahã conceptualize their own world in confrontation with other worlds, and how these specific create very different living places. It takes as its starting point the anthropological debate about the Amerindian world in the Amazon, particularly about the practical-cognitive regimes in its result obtained thought the relationships of distance and differential proximity between men, animals, plants, spirits, minerals, objects and phenomena. As a general hypothesis, the research seeks to update the specific problem through which the Pirahã think and act in the territory, in the possibilities of the dynamics of social life and the dynamics of the cosmos to be translated into a code of bodies, names, places and actions endowed with a co- extensive mode of existence of their own. In this sense, an analysis seeks to use the conceptual imagination about the Pirahã, both from ethnographic and historical linguistic works, among others, and to articulate them with the classic themes of Amazonian anthropology, with a view to improving their research instruments. Thus, we intend to highlight the so-called "native" concepts and theories with regard to their classification systems and the conceptions about the environment, fauna, flora and other "entities", in order to qualify what modern sciences usually opposed in the form of watertight dualisms: Nature / Society; Man / Animal; Subject / Object; Body / Spirit; Village / City.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectPirahãpor
dc.subjectNomepor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectLugarpor
dc.titleNomes corpos e lugares na etnografia Pirahãpor
dc.title.alternativeName body and places in Pirahã ethnographypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Andrello, Geraldo Luciano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5447074379881029por
dc.description.resumoEsta proposta de pesquisa propõe um conjunto de possibilidades mediante a problematização das conceções de lugar, corpo e pessoa entre os Pirahã, povo falante da língua Mura da bacia do rio Maici da Amazônia central. O projeto desenvolve-se em torno das concepções próprias ao universo Pirahã em confronto com outros universos, e da forma como estes constituem mundos habitados específicos. Toma como ponto de partida o debate antropológico sobre o mundo ameríndio na Amazônia, particularmente acerca dos regimes prático-cognitivos nos intercâmbios produzidos pelas relações de afastamento e proximidade diferencial entre homens, animais, plantas, espíritos, minerais, objetos e fenômenos. Enquanto hipótese geral a pesquisa procura atualizar o problema da especificidade através da qual o povo Pirahã pensa e age no território, nas possibilidades das dinâmicas da vida social e das dinâmicas do cosmos se traduzirem num código de corpos, de nomes, de lugares e de ações dotados de um modo de existência co-extensivo próprio. Neste sentido, a análise busca dispor das imaginações conceptuais sobre os Pirahã, tanto de trabalhos etnográficos, históricos linguísticos, entre outros, e articulá-los com os temas clássicos da antropologia Amazônica, tendo em vista o aperfeiçoamento de seus instrumentos de investigação. Assim pretendemos dar destaque aos conceitos e teorias ditas “nativas” no que diz respeito aos seus sistemas de classificação e às conceções sobre o ambiente, fauna, flora e as demais “entidades”, de modo a qualificar o que as ciências modernas usualmente opuseram na forma de dualismos estanques: Natureza/ Sociedade; Homem/ Animal; Sujeito/ Objeto; Corpo/ Espírito; Aldeia/ Cidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0201638859738804por


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