Mostrar el registro sencillo del ítem
As características e o nível do desenvolvimento do pensamento algébrico em tarefas introdutórias envolvendo funções exponenciais
dc.contributor.author | Souza, Rodrigo Rodolfo Baltazar de | |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T13:41:30Z | |
dc.date.available | 2024-07-03T13:41:30Z | |
dc.date.issued | 2024-02-16 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rodrigo Rodolfo Baltazar de. As características e o nível do desenvolvimento do pensamento algébrico em tarefas introdutórias envolvendo funções exponenciais. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19731. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19731 | |
dc.description.abstract | This research arose when we sought to understand what level of development of Algebraic Thinking (AT) that students in the 10th – grade, High School, who opted for a training itinerary in which mathematics is not present have when they begin studying Exponential Functions. To do this, we chose to use the model proposed by Almeida (2016), which describes the five characteristics of AT and how, based on them, we can determine the level of development of AT. As a way of complementing the analysis of activities, we used the theory of Semiotic Representation Records proposed by Duval (2009). To situate our research, we carried out a search for research present in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and in the Capes Catalog of Theses and Dissertations (BTD-CAPES), which addressed Algebraic Thinking and Records of Semiotic Representation, Algebraic Thinking and exponential functions, Semiotic Representation Register and exponential functions, and finally presenting the three themes. The objectives of this work are to identify characteristics and the level of development of Algebraic Thinking present in tasks of 10th – grade, High School students, when starting studies related to the Exponential Function. Our research is qualitative in nature, therefore, we seek to describe the group participating in the research and how the activities were applied with the aim of answering the question “What are the levels of development and characteristics of Algebraic Thinking present in solving tasks involving exponential function for 10th – grade high school students?” To answer the research question, we chose to use a Didactic Sequence based on Didactic Engineering as a research methodology, thus carrying out analysis, experimentation and validation of the results. As a result of our research, we observed that the AT characteristics “Establishing relationships” and “Modeling” were more frequent during the application of the two activity sequence proposals and that the majority of students were at level 1 of development of algebraic thinking when starting studies related to the Exponential Function, in addition to observing how the mobilization of various representation records contributes to better development of the AT. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pensamento algébrico | por |
dc.subject | Função Exponencial | por |
dc.subject | Registros de Representação Semiótica | por |
dc.subject | Níveis de desenvolvimento | por |
dc.subject | Algebraic thinking | eng |
dc.subject | Exponential function | eng |
dc.subject | Semiotic Representation Register | eng |
dc.subject | Level of development | eng |
dc.title | As características e o nível do desenvolvimento do pensamento algébrico em tarefas introdutórias envolvendo funções exponenciais | por |
dc.title.alternative | The characteristics and level of development of algebraic thinking in introductory tasks involving exponential functions | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Paulo César | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa surgiu ao buscarmos compreender em que nível de desenvolvimento do Pensamento Algébrico (PA) que alunos do 1º ano do Ensino Médio que optaram por um itinerário formativo em que a matemática não está presente possuem ao iniciarem os estudos de Funções Exponenciais. Para isso optamos por utilizar o modelo proposto por Almeida (2016), que descreve as cinco características do PA e como a partir deles podemos determinar o nível de desenvolvimento do PA. Utilizamos como forma de complementar a análise das atividades, a teoria do Registros de Representação Semiótica propostas por Duval (2009). Para situar nossa pesquisa realizamos uma busca de pesquisas presentes no Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (BTD-CAPES), que abordassem Pensamento Algébrico e Registros de Representação Semiótica, Pensamento algébrico e funções exponencias, Registros de Representação Semiótica e funções exponencias, e por fim que apresentassem os três temas. Os objetivos deste trabalho são identificar características e o nível de desenvolvimento do Pensamento Algébrico presentes em tarefas dos alunos da 1ª série do Ensino médio ao iniciarem os estudos referentes a Função exponencial. Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, sendo assim, buscamos descrever a turma participante da pesquisa e como foram aplicadas as atividades com o objetivo de responder à questão “Quais são os níveis de desenvolvimento e as características do Pensamento Algébrico presentes na resolução de tarefas envolvendo função exponencial para alunos da 1ª série do ensino médio?”. Para responder à questão de pesquisa, optamos por utilizar uma Sequência Didática baseada na Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, sendo realizada assim as análises, a experimentação e a validação dos resultados. Ao final de nossa pesquisa observamos que as características do PA “Estabelecer relações” e “Modelar” apresentaram maior frequência durante a aplicação das duas propostas de sequência de atividades e que a maioria dos alunos estavam nível 1 de desenvolvimento do pensamento algébrico ao iniciar os estudos referentes a Função exponencial, além de observar como a mobilização de vários registros de representação contribuem para um melhor desenvolvimento do PA. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/8923947645142673 | por |