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dc.contributor.authorCarlucci, Fabiana Furlani
dc.date.accessioned2024-07-03T20:15:52Z
dc.date.available2024-07-03T20:15:52Z
dc.date.issued2024-02-07
dc.identifier.citationCARLUCCI, Fabiana Furlani. Arte na Educomunicação, como potencialidade de jovens em espaços de educação. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19768.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19768
dc.description.abstractThe closure of educational institutions as a measure to contain the Covid-19 pandemic had a significant impact on the lives of millions of children and adolescents, generating a set of challenges that deeply affected their well-being and quality of life. This context brought with it feelings of fear, uncertainty, and anxiety, among other emotional and psychological aspects that deserve attention. Faced with these profound changes in the global educational landscape, some educators were able to explore educommunicative practices as an essential tool in the context of remote or hybrid teaching. This research aims to investigate at the intersection of communication, education, and art how the use of audiovisual materials can contribute to the potential of young people in both formal and non-formal educational spaces. To do so, as part of the methodological process, we conducted a brief review of the state of the art in the Proceedings of Scientific Congresses, as well as semi-structured interviews. These interviews were carried out with young individuals who participated in the Experiment Workshop, an initiative that emerged in response to the interruption of in-person classes due to the pandemic. Considering the profound impacts of the pandemic on education, this research adopts an interdisciplinary approach, drawing inspiration from participatory research and incorporating a feminist research perspective. We believe that the results of this study can contribute to the accumulated knowledge about educommunication, art education, and youth. We also assess that this work can significantly strengthen the formation and exercise of active citizenship for adolescents, as well as promote an emancipatory education for all individuals. Through the theoretical framework and writing of this dissertation, we also seek, in a special way, to highlight the role of women in science.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectJuventude e Pandemiapor
dc.subjectEducommunicationpor
dc.subjectArtpor
dc.subjectCitizenshippor
dc.subjectYouth and Pandemicpor
dc.titleArte na Educomunicação, como potencialidade de jovens em espaços de educaçãopor
dc.title.alternativeArt in Educommunication, as the potential of young people in education spacespor
dc.title.alternativeEl arte en la educomunicación, como potencial de los jóvenes en los espacios educativospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lahni, Cláudia Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308409538114864por
dc.description.resumoO fechamento das instituições de ensino como medida de contenção da pandemia de Covid-19 teve um impacto significativo na vida de milhões de crianças e adolescentes, gerando um conjunto de desafios que afetaram profundamente seu bem-estar e qualidade de vida. Este contexto trouxe consigo sentimentos de medo, incerteza e ansiedade, entre outros aspectos emocionais e psicológicos que merecem atenção. Diante dessas mudanças profundas no cenário educacional global, algumas educadoras e educadores puderam explorar práticas educomunicativas, como uma ferramenta essencial no contexto do ensino remoto ou híbrido. Esta pesquisa tem como objetivo investigar na interface entre comunicação, educação e arte, como o uso do audiovisual pode contribuir para a potencialidade de jovens em espaços de educação formal e não formal. Para tanto, recorremos, como parte do processo metodológico, a uma breve revisão do estado da arte em Anais de Congressos de entidades Científicas, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas. Estas entrevistas foram realizadas com jovens que participaram da Experimente Oficina (2020), iniciativa que surgiu como resposta à interrupção das aulas presenciais devido à pandemia. Considerando os profundos impactos da pandemia na educação, esta pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, com inspiração na pesquisa participante, e incorpora uma perspectiva feminista de pesquisa. Acreditamos que os resultados deste estudo podem contribuir para o conhecimento acumulado sobre educomunicação, arte-educação e juventude. Também avaliamos que este trabalho pode fortalecer, de maneira significativa, a formação e exercício da cidadania ativa de adolescentes, assim como promover uma educação emancipadora para todas as pessoas. A partir do aporte teórico e da escrita desta dissertação, buscamos ainda, e de modo especial, a valorização das mulheres na Ciência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7135490444042355por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-0584-1824por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6503-7179por


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