Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorOliveira, Flávio Sebastião de
dc.date.accessioned2024-07-04T17:42:25Z
dc.date.available2024-07-04T17:42:25Z
dc.date.issued2024-05-24
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Flávio Sebastião de. A organização das redes municipais de educação e os conselhos gestores: entre o Gerencialismo e a Gestão Social. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19796.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19796
dc.description.abstractThe present work carried out a double case study, with a simple comparison, of two municipal education networks in the interior of the State of São Paulo, the first with its own education system, which presents greater autonomy and more effective action by the education management councils – CME, CAE and CACS-Fundeb – and the other, which is linked to the state network, with less autonomy and less effective participation of management councils, concluding that the combination of institutional formats that encompass technical and political aspects contributes to greater effectiveness in public educational policy developed in the municipality – called state capacity – from the perspective of managerial and societal management models. The two municipal networks were selected based on previously established criteria, such as serving the same level of education (preschool and elementary education – initial years), belonging to the same regional education jurisdiction, having identical physical structure of the educational network and similar HDI, differing only in terms of the structural-legal format and degree of social participation through management councils. The research was based on qualitative and quantitative analysis based on documentary analysis and interviews with presidents of management councils and directors of municipal education. In the end, the data and information obtained were analyzed in light of the results obtained by the respective municipal education network in external evaluations and the theoretical framework on the topic. The results showed that there is a relationship between the institutional format that includes technical (managerial management) and political (societal) aspects and the effectiveness of educational policies developed in the municipality.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes municipais de educaçãopor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectGestão societalpor
dc.subjectConselhos gestorespor
dc.subjectCapacidades estataispor
dc.subjectMunicipal education networkseng
dc.subjectManagementismeng
dc.subjectSocietal managementeng
dc.subjectManagement councilseng
dc.subjectState capabilitieseng
dc.titleA organização das redes municipais de educação e os conselhos gestores: entre o Gerencialismo e a Gestão Socialpor
dc.title.alternativeThe organization of municipal education networks and management councils: between Managerialism and Social Managementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Capella, Ana Cláudia Niedhardt
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810332148425938por
dc.description.resumoO presente trabalho realizou estudo de caso duplo, com comparação simples, de duas redes municipais de educação do interior do Estado de São Paulo, sendo a primeira com um sistema próprio de educação, que apresenta maior autonomia e atuação mais efetiva dos conselhos gestores da educação – CME, CAE e CACS-Fundeb – e a outra, que se vincula à rede estadual, com menos autonomia e participação menos efetiva dos conselhos gestores, concluindo que a combinação de formatos institucionais que contemplem aspectos técnicos e políticos contribui para imprimir maior efetividade à política pública educacional desenvolvida no município – denominada capacidade estatal – sob a ótica dos modelos de gestão gerencial e societal. As duas redes municipais foram selecionadas com base em critérios previamente estabelecidos, como atenderem ao mesmo nível de ensino (educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais), pertencerem à mesma jurisdição regional de educação, terem idêntica estrutura física da rede educacional e IDH semelhante, diferindo-se apenas quanto ao formato estrutural-legal e grau de participação social por meio dos conselhos gestores. A pesquisa baseou-se em análise qualitativa e quantitativa a partir da análise documental e realização de entrevistas com presidentes de conselhos gestores e dirigentes da educação municipal. Ao final, os dados e as informações obtidas foram analisados à luz dos resultados obtidos pela respectiva rede municipal de ensino em avaliações externas e do referencial teórico sobre o tema. Os resultados evidenciaram que há relação entre o formato institucional que contempla aspectos técnicos (gestão gerencial) e políticos (societal) e a efetividade das políticas educacionais desenvolvidas no município.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0842748438069913por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0006-6550-0200por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1423-898Xpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil