dc.contributor.author | Oliveira, Flávio Sebastião de | |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T17:42:25Z | |
dc.date.available | 2024-07-04T17:42:25Z | |
dc.date.issued | 2024-05-24 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Flávio Sebastião de. A organização das redes municipais de educação e os conselhos gestores: entre o Gerencialismo e a Gestão Social. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19796. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19796 | |
dc.description.abstract | The present work carried out a double case study, with a simple comparison, of two municipal education networks in the interior of the State of São Paulo, the first with its own education system, which presents greater autonomy and more effective action by the education management councils – CME, CAE and CACS-Fundeb – and the other, which is linked to the state network, with less autonomy and less effective participation of management councils, concluding that the combination of institutional formats that encompass technical and political aspects contributes to greater effectiveness in public educational policy developed in the municipality – called state capacity – from the perspective of managerial and societal management models. The two municipal networks were selected based on previously established criteria, such as serving the same level of education (preschool and elementary education – initial years), belonging to the same regional education jurisdiction, having identical physical structure of the educational network and similar HDI, differing only in terms of the structural-legal format and degree of social participation through management councils. The research was based on qualitative and quantitative analysis based on documentary analysis and interviews with presidents of management councils and directors of municipal education. In the end, the data and information obtained were analyzed in light of the results obtained by the respective municipal education network in external evaluations and the theoretical framework on the topic. The results showed that there is a relationship between the institutional format that includes technical (managerial management) and political (societal) aspects and the effectiveness of educational policies developed in the municipality. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Redes municipais de educação | por |
dc.subject | Gerencialismo | por |
dc.subject | Gestão societal | por |
dc.subject | Conselhos gestores | por |
dc.subject | Capacidades estatais | por |
dc.subject | Municipal education networks | eng |
dc.subject | Managementism | eng |
dc.subject | Societal management | eng |
dc.subject | Management councils | eng |
dc.subject | State capabilities | eng |
dc.title | A organização das redes municipais de educação e os conselhos gestores: entre o Gerencialismo e a Gestão Social | por |
dc.title.alternative | The organization of municipal education networks and management councils: between Managerialism and Social Management | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Capella, Ana Cláudia Niedhardt | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5810332148425938 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho realizou estudo de caso duplo, com comparação simples, de duas redes municipais de educação do interior do Estado de São Paulo, sendo a primeira com um sistema próprio de educação, que apresenta maior autonomia e atuação mais efetiva dos conselhos gestores da educação – CME, CAE e CACS-Fundeb – e a outra, que se vincula à rede estadual, com menos autonomia e participação menos efetiva dos conselhos gestores, concluindo que a combinação de formatos institucionais que contemplem aspectos técnicos e políticos contribui para imprimir maior efetividade à política pública educacional desenvolvida no município – denominada capacidade estatal – sob a ótica dos modelos de gestão gerencial e societal. As duas redes municipais foram selecionadas com base em critérios previamente estabelecidos, como atenderem ao mesmo nível de ensino (educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais), pertencerem à mesma jurisdição regional de educação, terem idêntica estrutura física da rede educacional e IDH semelhante, diferindo-se apenas quanto ao formato estrutural-legal e grau de participação social por meio dos conselhos gestores. A pesquisa baseou-se em análise qualitativa e quantitativa a partir da análise documental e realização de entrevistas com presidentes de conselhos gestores e dirigentes da educação municipal. Ao final, os dados e as informações obtidas foram analisados à luz dos resultados obtidos pela respectiva rede municipal de ensino em avaliações externas e do referencial teórico sobre o tema. Os resultados evidenciaram que há relação entre o formato institucional que contempla aspectos técnicos (gestão gerencial) e políticos (societal) e a efetividade das políticas educacionais desenvolvidas no município. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0842748438069913 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0006-6550-0200 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-1423-898X | por |