Show simple item record

dc.contributor.authorCruz, Sabrynna Gabryella Xavier Gomes da
dc.date.accessioned2024-07-04T18:54:29Z
dc.date.available2024-07-04T18:54:29Z
dc.date.issued2024-02-08
dc.identifier.citationCRUZ, Sabrynna Gabryella Xavier Gomes da. Crítica ao epistemicídio e ao colonialismo na obra Anti-bandeirante de Maré de Matos: desdobramentos semióticos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19800.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19800
dc.description.abstractThe course conclusion work sought to analyze the photographs entitled História (History), Selvagem (Wild) and Tradição (Tradition), which make up the set called Anti-bandeirante. These works were created by Brazilian visual artist and writer Maré de Matos, dated 2019, and the analysis is based on discursive semiotic theory. The objective was to critically approach the representations of these works in relation to epistemicide and coloniality, integrated into the Brazilian sociocultural context. When conducting the analysis, we explored the generative path of meaning at its fundamental, narrative and discursive levels, in addition to investigating the plane of expression present in these works. The results obtained indicated that discourse is not intrinsically "natural" or an absolute reflection of facts, but, on the contrary, a construction. This construction, in the context of a society shaped by coloniality, triggers various forms of oppression, with structural racism being a tangible manifestation of this phenomenon.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectColonialismopor
dc.subjectEpistemicídiopor
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectVisual artseng
dc.subjectColonialismeng
dc.subjectEpistemicideeng
dc.titleCrítica ao epistemicídio e ao colonialismo na obra Anti-bandeirante de Maré de Matos: desdobramentos semióticospor
dc.title.alternativeCriticism of epistemicide and colonialism in the work Anti-bandeirante by Maré de Matos: semiotic developmentseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Barros, Mariana Luz Pessoa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4830505244404566por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar as fotografias intituladas História, Selvagem e Tradição, as quais compõem o conjunto denominado Anti-bandeirante. Essas obras foram criadas pela artista visual e escritora brasileira Maré de Matos, em 2019, sendo a análise fundamentada na teoria semiótica discursiva. O objetivo consistiu na abordagem crítica das representações dessas obras em relação ao epistemicídio e à colonialidade, integrados no contexto sociocultural brasileiro. Ao conduzirmos a análise, exploramos o percurso gerativo de sentido em seus níveis fundamental, narrativo e discursivo, além de investigarmos o plano de expressão presente nessas obras. Os resultados obtidos indicaram que o discurso não é intrinsecamente "natural" ou um reflexo absoluto dos fatos, mas, ao contrário, uma construção. Construção essa que, no contexto de uma sociedade moldada pela colonialidade, desencadeia diversas formas de opressão, sendo o racismo estrutural uma manifestação tangível desse fenômeno.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseLinguística - Lingpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil