dc.contributor.author | Caetano, Ricardo Welinton | |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T11:53:01Z | |
dc.date.available | 2024-07-11T11:53:01Z | |
dc.date.issued | 2023-09-28 | |
dc.identifier.citation | CAETANO, Ricardo Welinton. A relevância de Domício da Gama e de seus contos para o estudo do impressionismo literário no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19882. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19882 | |
dc.description.abstract | A study proposition about Domício da Gama could begin with several scenarios, whether from his relevance as a diplomat or from his contribution as a journalist. However, what is intended here is to provide a meaningful approach to his contribution, as a writer, to Brazilian literature, especially to literary impressionism in Brazil. Reflecting on the relevance of Domício's work aims to rectify the injustice done to a writer whose value was recognized during his lifetime, but which unfortunately faded away over the years after his death. Therefore, the research focus on the first phase of the writer, a period in which literary impressionism was more pronounced in his work, especially in the short stories published between 1886 and 1898. In order to do this, it is essential to briefly explain what impressionism is, from its origins in painting to its manifestation in other arts, especially literature, in order to support its existence in Domício's work. Among the short stories written during this period, we will focus on "The Song of the King of Tule", "Scherzo", "Tale of Truth" and "Alma Nova", because they all share a common feature: the use of sound as a way of broadening the sensory experience of fictional entities. Consequently, it is necessary to turn to narrative theories for an analysis of the narrative process of these short stories, especially the types of narrator and focalization employed by them. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Domício da Gama | por |
dc.subject | Impressionismo literário | por |
dc.subject | Contos | por |
dc.subject | Domício da Gama | por |
dc.subject | Literary impressionism | eng |
dc.subject | Short stories | eng |
dc.title | A relevância de Domício da Gama e de seus contos para o estudo do impressionismo literário no Brasil | por |
dc.title.alternative | The relevance of Domício da Gama and his short stories for the study of literary impressionism in Brazil | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sandanello, Franco Baptista | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3600443618417764 | por |
dc.description.resumo | Uma proposição de estudo acerca de Domício da Gama poderia partir de vários cenários, seja de sua relevância como diplomata, seja de sua contribuição como jornalista. No entanto, o que se pretende aqui é uma abordagem significativa da sua contribuição, enquanto escritor, para a literatura brasileira, em especial para o impressionismo literário no Brasil. Trazer à reflexão a relevância da obra de Domício é desfazer a injustiça ao escritor que em vida teve o seu valor reconhecido, mas que infelizmente foi se perdendo ao longo dos anos após sua morte. Assim, toma-se como foco de pesquisa a primeira fase do escritor, período em que o impressionismo literário se mostra mais acentuado em sua obra, sobretudo nos contos publicados entre os anos de 1886 e 1898. Para isso, é fundamental uma breve exposição do que vem a ser o impressionismo, desde sua origem na pintura até sua manifestação em outras artes, especialmente a literatura, de modo a sustentar a sua existência na obra de Domício. Dentre os contos escritos neste período mencionado, daremos ênfase em “A canção do rei de Tule”, “Scherzo”, “Conto de Verdade” e “Alma Nova”, em virtude de haver neles um ponto em comum: o uso da sonoridade como forma de ampliar a experimentação sensorial dos entes ficcionais. Diante disso, faz-se necessário recorrer às teorias da narrativa, para uma análise do processo narrativo dos referidos contos, especialmente dos tipos de narrador e de focalização empregados por eles. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9217048227967479 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0009-9664-6802 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-3494-1477 | por |