dc.contributor.author | Silva, Conrado Valdovando da | |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:21:29Z | |
dc.date.available | 2024-07-11T17:21:29Z | |
dc.date.issued | 2024-03-08 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Conrado Valdovando da. Educação empreendedora em um plano de negócios: experiência no ensino fundamental II. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19908. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19908 | |
dc.description.abstract | In this project, we conceived, executed, and analyzed a didactic sequence that integrated various methodological approaches, notably the use of digital technologies and problem-solving. Our aim was to explore themes of educational entrepreneurship and financial education, as well as fundamental mathematical concepts such as fractions and percentages.
With meticulous planning, we designed activities that established strong connections between entrepreneurship, financial education, and the relevant mathematical concepts involved. The core of this planning was to emphasize the practical application of these abstract concepts, so they could manifest in the students' reality. With meticulous planning, we designed activities that established strong connections between entrepreneurship, financial education, and the relevant mathematical concepts involved. The core of this planning was to emphasize the practical application of these abstract concepts, so they could manifest in the students' reality. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Empreendedorismo Educacional | por |
dc.subject | Cenários para Investigação | por |
dc.subject | Engenharia didática | por |
dc.subject | Educational entrepreneurship | por |
dc.subject | Landscapes of investigation | por |
dc.subject | Didactic engineering | por |
dc.title | Educação empreendedora em um plano de negócios: experiência no ensino fundamental II | por |
dc.title.alternative | Entrepreneurial education in a business plan: experience in elementary school II | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Salvador, José Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 | por |
dc.description.resumo | Neste projeto, concebemos, executamos e analisamos uma sequência didática que integrou algumas abordagens metodológicas, em destaque, os Cenários para Investigação e a Resolução de Problemas. Nosso objetivo foi explorar temas da Educação Empreendedora e da Educação Financeira, bem como conceitos fundamentais de Matemática, como frações e porcentagens. De maneira meticulosa, planejamos atividades que estabeleceram conexões sólidas entre empreendedorismo, educação financeira e os conceitos matemáticos relevantes envolvidos. O objetivo principal das atividades desenvolvidas foi destacar a aplicação prática desses conceitos abstratos, a fim de que, eles se concretizassem na realidade do estudante.
Implementamos essa sequência didática junto aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular. Posteriormente, analisamos e validamos os resultados sob a perspectiva da Engenharia Didática. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7861140400209619 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-3217-5035 | por |