Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Natália Pereira Ribeiro da
dc.date.accessioned2024-07-15T13:05:45Z
dc.date.available2024-07-15T13:05:45Z
dc.date.issued2024-03-05
dc.identifier.citationSILVA, Natália Pereira Ribeiro da. O poder político como Agon - O agonismo do jogo e o antagonismo do enfrentamento. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19960.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19960
dc.description.abstractThe main objective of this study is to understand and analyze political power as Agon, whose meaning refers to struggle, competition and play, enabling us to distinguish between two categories of power: as “agonism and play” and as “antagonism and confrontation”. . To clarify this distinction we resort to the perspective of two contemporary thinkers. On the one hand, Chantal Mouffe (1996) introduces a conception of combative pluralism under the influence of the Nietzschean notion of “war of the gods”, as for her it is necessary to recognize the limits of pluralism, admitting that there is no “us” without the creation of a "they". From this perspective, Mouffe's central arguments develop through the distinction between (i) “politics” (in the “agonistic” sense of dispute and game), as the set of practices and institutions through which an order is created, thus revealing a shared symbolic terrain, whose presence of the “adversary” is fundamental and necessary for the agon to continue; and (ii) the “political” (as antagonism, presupposing a belligerent spirit, of real combat or war), understood as constitutive of human societies and calling into question the impossibility of common ground between the antagonists. On the other hand, Michel Foucault establishes two definitions of politics: (i) one as a “game” of the different arts of governing; and (ii) the other as “confrontation”, politics as clash and/or shock. Foucault analyzes, in the course In Defense of Society (1975-1976), the paradigm of “war” as an eventual principle in the analysis of power relations. This empirical working hypothesis, called “Nietzsche's Hypothesis”, aims to understand to what extent the binary scheme of war, struggle and confrontation of forces, can be effectively identified as the foundation of social relations, at the same time a principle and driving force for the exercise of political power. This frame of reference allows a comparison between Mouffe and Foucault, verifying to what extent their political categories (agonism/antagonism and game/confrontation) come closer or further apart in their meanings, also considering the reference to Nietzsche as a common point, whether as theoretical contribution or as a working hypothesis.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações de forçapor
dc.subjectAgonismopor
dc.subjectJogopor
dc.subjectAntagonismopor
dc.subjectEnfrentamentopor
dc.titleO poder político como Agon - O agonismo do jogo e o antagonismo do enfrentamentopor
dc.title.alternativePolitical power as agon - The agonism of the game and the antagonism of facingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Stival, Monica Loyola Stival
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0624149613819754por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Marisa Lopes da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5427042421727621por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal a compreensão e análise do poder político como Agon, cujo significado remete à luta, competição e jogo, possibilitando-nos distinguir entre duas categorias do poder: como “agonismo e jogo” e como “antagonismo e enfrentamento”. Para esclarecer essa distinção recorremos à perspectiva de dois pensadores contemporâneos. Por um lado, Chantal Mouffe (1996) introduz uma concepção de pluralismo combativo sob influência da noção de “guerra dos deuses” nietzschiana, pois para ela é necessário reconhecer os limites do pluralismo admitindo que não há um “nós” sem a criação de um “eles”. A partir dessa perspectiva, os argumentos centrais de Mouffe se desenvolvem por meio da distinção entre (i) a “política” (no sentido “agonístico” de disputa e jogo), como o conjunto de práticas e instituições por meio das quais uma ordem é criada revelando, assim, um terreno simbólico partilhado, cuja presença do “adversário” é fundamental e necessária para o agon continuar; e (ii) o “político” (como antagonismo, pressupondo um espírito beligerante, de combate real ou guerra), entendido como constitutivo das sociedades humanas e colocando em questão a impossibilidade de um terreno comum entre os antagonistas. Por outro lado, Michel Foucault estabelece duas definições da política: (i) uma como “jogo” das diferentes artes de governar; e (ii) a outra como “enfrentamento”, a política como embate e/ou choque. Foucault analisa, no curso Em defesa da sociedade (1975-1976), o paradigma da “guerra” como princípio eventual da análise das relações de poder. Tal hipótese empírica de trabalho, denominada como “Hipótese de Nietzsche”, se propõe a compreender em que medida o esquema binário da guerra, da luta e do enfrentamento das forças, pode ser efetivamente identificado como fundamento das relações sociais, a um só tempo princípio e motor do exercício do poder político. Esse quadro de referência permite uma comparação entre Mouffe e Foucault, verificando em que medida suas categorias políticas (agonismo/antagonismo e jogo/enfrentamento) se aproximam ou se afastam em seus significados, considerando também como ponto em comum a referência a Nietzsche, seja como aporte teórico ou como hipótese de trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8193024840402508por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8954-7226por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4159-7205por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7609-423Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil