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dc.contributor.authorMarques, Samara Sivirino
dc.date.accessioned2024-07-16T13:59:26Z
dc.date.available2024-07-16T13:59:26Z
dc.date.issued2024-04-30
dc.identifier.citationMARQUES, Samara Sivirino. O uso de chatbots para auxiliar a recuperação da informação em repositórios institucionais. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20001.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20001
dc.description.abstractThe study aims to analyze, based on national and international literature, how NLP and chatbots can contribute to the retrieval of information in institutional repositories. Three specific objectives were established: identify and map the main problems in research on NLP and chatbots in the area of information retrieval; analyze the solutions proposed in each study, highlighting approaches to improve information retrieval; characterize the specific applications of each study in order to improve information retrieval in institutional repositories, highlighting the practical contributions and potential benefits to the information search and retrieval process. The research adopts the content analysis methodology. Thematic categorical analysis was used to analyze the results obtained, providing a deeper understanding of the trends and patterns identified. The analysis categories were established based on the four-dimensional space in which the concept of relevance can be formally defined, for the purposes of evaluating information retrieval systems. Therefore, the research was based on two categories: information resources and representation of the user's problem. The research analyzes 263 articles published between 2019 and 2023, selected through the Web of Science database. The results highlight the importance of using NLP and chatbots in optimizing information retrieval in institutional repositories. These technologies have the potential to transform the way users interact and access information, providing a more efficient, personalized and accessible search. From the results, it can be inferred that a task-driven repository and the construction of chatbots based on existing, intuitive and open source tools is a way of applying the research analyzed. It is concluded that there is a promising scenario in the use of NLP and chatbots to improve information retrieval in institutional repositories, simplifying the research process and making it more efficient for users. For future research, there are opportunities to explore advanced NLP techniques to improve chatbots' understanding of complex queries and personalize the user experience by adapting the interaction style and providing relevant content recommendations.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChatbotseng
dc.subjectProcessamento de linguagem naturalpor
dc.subjectRepositórios institucionaispor
dc.subjectRecuperação da informaçãopor
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectNatural language processingeng
dc.subjectInstitutional repositorieseng
dc.subjectInformation retrievaleng
dc.subjectInformation scienceeng
dc.titleO uso de chatbots para auxiliar a recuperação da informação em repositórios institucionaispor
dc.title.alternativeThe use of chatbots to assist in the retrieval of information in institutional repositorieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nhacuongue, Januário Albino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0372192175262438por
dc.description.resumoO estudo busca analisar, a partir da literatura nacional e internacional, como o PLN e os chatbots podem contribuir para a recuperação da informação em repositórios institucionais. Três objetivos específicos foram estabelecidos: identificar e mapear os principais problemas nas pesquisas sobre PLN e chatbots na área de recuperação de informação; analisar as soluções propostas em cada estudo, destacando abordagens para aprimorar a recuperação de informação; caracterizar as aplicações específicas de cada estudo no sentido de aprimorar a recuperação de informação em repositórios institucionais, destacando as contribuições práticas e potenciais benefícios para o processo de busca e recuperação de informação. A pesquisa adota a metodologia de análise de conteúdo. Por fim, a análise categorial temática foi empregada para tratar os resultados obtidos, proporcionando uma compreensão mais profunda das tendências e padrões identificados. As categorias de análise são estabelecidas a partir do espaço quadrimensional em que o conceito relevância pode ser formalmente definido, para efeitos de avaliação de sistemas de recuperação de informação. Sendo assim, a pesquisa baseou-se em duas categorias, recursos de informação e representação do problema do usuário. A pesquisa analisou 263 artigos publicados entre 2019 e 2023, selecionados por meio da base de dados Web of Science. Os resultados destacam a importância do uso de PLN e chatbots na otimização da recuperação de informação em repositórios institucionais. Essas tecnologias têm o potencial de transformar a forma como os usuários interagem e acessam informações, proporcionando uma busca mais eficiente, personalizada e acessível. A partir dos resultados, pode-se inferir que um repositório direcionado por tarefas e a construção de chatbots a partir de ferramentas já existentes, intuitivas e de código aberto, é uma forma de aplicação das pesquisas analisadas. Conclui-se que há um cenário promissor no uso de PLN e chatbots para aprimorar a recuperação da informação em repositórios institucionais, simplificando o processo de busca e tornando-o mais eficiente para os usuários. Para futuras pesquisas, há oportunidades de explorar técnicas avançadas de PLN para melhorar a compreensão de consultas complexas pelos chatbots e personalizar a experiência do usuário, adaptando o estilo de interação e fornecendo recomendações de conteúdo relevante.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3484634265893214por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-1768-3114por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6679-1306por


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