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dc.contributor.authorSantos, Marcela Aparecida Aniceto dos
dc.date.accessioned2024-07-17T11:50:38Z
dc.date.available2024-07-17T11:50:38Z
dc.date.issued2023-10-31
dc.identifier.citationSANTOS, Marcela Aparecida Aniceto dos. Planejamento de trajetória explorativa e informativa para monitoramento de ambientes desconhecidos com UAV: uma abordagem BO-POMDP. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20032.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20032
dc.description.abstractUnmanned Aerial Vehicles (UAVs) have been used for several applications in monitoring complex and unknown environments. The challenge is to plan missions for the UAV where the vehicle needs to visit and explore an area and analyze it in real time to define the route to be followed. This visit involves maximizing the search area through trajectory definitions, enabling information collection to gain Knowledge about the environment and generate a map. This type of problem is known as Informative Path Planning and Autonomous Exploration. In this context, Bayesian Optimization (BO) has been used together with Gaussian Process to collect information from an unknown environment and define the trajectories. Moreover, However, for the definition of trajectories to be carried out sequentially and specific constraints to be considered, there is a need for a planner responsible for making these decisions and, in this case, the Partially Observable Markov Decision Process (POMDP) can be used. POMDP is considered a non-myopic method as it allows you to efficiently calculate the best action by checking several steps ahead. Therefore, considering these methods, the aim of this work is to develop a strategy for explorative and informative path planning in unknown environments using UAV. For this approach, a system for sequential decision making under uncertainty was developed based on the BO-POMDP approach. Tests were carried out and demonstrated that the non-Myopic approach to exploration/exploitation obtained better results compared to the Myopic and random methods. With the RMSE and Tr(P) metrics used to evaluate the models, it was inferred that the non-myopic approach obtained lower error and that uncertainty about the environment decreases throughout the algorithm iterations. Furthermore, the results demonstrated that the use of the non-myopic strategy led to a reduction in the trajectory to be covered by the UAV in a time that was equivalent to the time of the myopic method. This fact corroborates the idea that non-myopic algorithms can efficiently calculate the best action, taking shorter trajectories and, due to planning aiming for future rewards, obtaining a greater chance of finding global optimal solutions.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento de trajetória informativapor
dc.subjectExploraçãopor
dc.subjectMonitoramento de ambientepor
dc.subjectOtimização bayesianapor
dc.subjectProcesso de decisão de Markov parcialmente observávelpor
dc.subjectProcesso gaussianopor
dc.subjectInformative path planningeng
dc.subjectExplorationeng
dc.subjectEnvironmental monitoringeng
dc.subjectBayesian optimizationeng
dc.subjectPartially observable Markov decision processeseng
dc.subjectGaussian processeseng
dc.titlePlanejamento de trajetória explorativa e informativa para monitoramento de ambientes desconhecidos com UAV: uma abordagem BO-POMDPpor
dc.title.alternativeExplorative and informative path planning for monitoring unknown environments with UAV: ​​a BO-POMDP approacheng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Vivaldini, Kelen Cristiane Teixeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5245409138233148por
dc.description.resumoOs Veículos Aéreos não Tripulados (Unmanned Aerial Vehicles - UAVs) vêm sendo usados para diversas aplicações em monitoramento de ambientes complexos e desconhecidos. Um dos desafios está no planejamento de missões em que o UAV visita e explora uma área, analisando-a em tempo real, para que seja possível definir a rota a ser seguida. Essa visita envolve a maximização da área de busca a partir da definição das trajetórias. Isso possibilita a coleta de informações para aquisição de conhecimentos sobre o ambiente fornecendo um mapa do mesmo. Esse tipo de problema é conhecido como Planejamento de Trajetória Informativa (Informative Path Plannning - IPP) e Exploração Autônoma. Nesse contexto, a Otimização Bayesiana (Bayesian Optimization - BO) tem sido usada em conjunto com Processo Gaussiano para coletar informações de um ambiente desconhecido e para realizar a definição das trajetórias. No entanto, para que a definição das trajetórias sejam realizadas de forma sequencial e sejam consideradas restrições específicas, existe a necessidade de um planejador responsável por essas tomadas de decisões e, neste caso, pode-se usar o Processo de Decisão de Markov Parcialmente Observável (Partially Observable Markov Decision Processes - POMDP). O POMDP é considerado um método não-míope, pois permite calcular com eficiência a melhor ação, verificando vários passos à frente. Portanto, considerando esses métodos, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma estratégia para planejamento de trajetória explorativa e informativa em ambientes desconhecidos usando UAV. Para essa abordagem foi desenvolvido um sistema para a tomada de decisão sequencial sob incertezas baseado na abordagem BO-POMDP. Testes foram realizados e demonstraram que a abordagem não-míope para exploração/explotação obteve melhores resultados se comparados com o método Míope e o randômico. Com as métricas RMSE e Tr(P) usadas para avaliar os modelos, foi inferido que abordagem não-míope obteve menor erro e que a incerteza sobre o ambiente diminui ao longo da iterações do algoritmo. Além disso, os resultados demonstraram que o uso da estratégia não-míope levou à redução da trajetória a ser percorrida pelo UAV em um tempo que foi equivalente ao tempo do método míope. Esse fato corrobora com a ideia de que algoritmos não-míopes podem calcular com eficiência a melhor ação, realizando trajetórias menores e, devido ao planejamento visando recompensas futuras, obtendo maior chance de encontrar soluções ótimas globais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpor
dc.description.sponsorshipId88882.426798/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1794896249292950por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-3390-6402por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5985-9635por


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