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dc.contributor.authorAraújo, Mayra Lima
dc.date.accessioned2024-07-17T13:06:01Z
dc.date.available2024-07-17T13:06:01Z
dc.date.issued2024-05-14
dc.identifier.citationARAÚJO, Mayra Lima. Decisões gerenciais na implementação do teletrabalho: estudo de caso em uma universidade pública federal. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20045.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20045
dc.description.abstractAdvancements in information technologies have leveraged the delivery of various digital services, which has transformed work practices and facilitated telework. In the Brazilian Federal Public Administration, the first step toward new work arrangements and, consequently, the possibility of telework, was the publication of Decree Nº 1.590 of August 10, 1995. However, it was during the COVID-19 pandemic that this expansion solidified (Brazil, 2024). In the first year of the pandemic, the Federal Public Administration issued Normative Instruction Nº 65 on July 30, 2020, and later, Decree Nº 11,072 on May 17, 2022. These regulations established rules for the implementation of the Management and Performance Program (PGD) and provided guidance on telecommuting (Brazil, 2020e, 2022b). At the Federal University of São Carlos (UFSCar), telecommuting was initially implemented as an emergency measure in March 2020 to prevent the spread of the COVID-19 virus. Subsequently, on June 3, 2022, GR Ordinance Nº 5.684/2022 was approved, regulating the Management Program at UFSCar. According to university norms, it is the responsibility of each organizational unit’s leadership, in collaboration with their teams, to assess the feasibility of implementing the Management Program within their unit and determine the possible modes of work. Considering the role of leadership in this process, the overarching goal of this study is to identify the factors influencing managers’ decision-making regarding the adoption or non-adoption of telework for employees during the implementation of the Management Program at UFSCar. To conduct this study, a qualitative research approach was employed. The research is designed as a single-case study with a descriptive nature. Data were collected through documentary research, participant observation, and questionnaires. The questionnaire was administered to immediate supervisors in administrative and academic units at UFSCar, where employees are enrolled in the Management Program. The research aims to understand the decision-making process related to telecommuting adoption, with the results contributing to best practices in telecommuting management that enhance its continuity and effectiveness within UFSCar.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeletrabalhopor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectProcesso decisóriopor
dc.subjectUniversidade pública federalpor
dc.subjectTeleworkeng
dc.subjectPeople managementeng
dc.subjectDecision-making processeng
dc.subjectFederal public universityeng
dc.titleDecisões gerenciais na implementação do teletrabalho: estudo de caso em uma universidade pública federalpor
dc.title.alternativeManagerial decisions in telework implementation: a case study in a federal public universityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Angela Maria Carneiro de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860073481051842por
dc.description.resumoOs avanços nas tecnologias de informação alavancaram a prestação de diversos serviços de forma digital, o que alterou as formas de trabalho, viabilizando o teletrabalho. Na Administração Pública Federal, o primeiro passo em direção a novas formas de trabalho e, consequentemente, à possibilidade de realização do teletrabalho, foi a publicação do Decreto 1.590 de 10 de agosto de 1995. Contudo, foi no período da pandemia de COVID-19 que a expansão se consolidou (Brasil, 2024). Durante o primeiro ano de pandemia, a Administração Pública Federal publicou a Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020 e, mais tarde, foi publicado o Decreto nº 11.072 de 17 de maio de 2022. As normativas estabeleceram regras para a instituição do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e apresentam orientações para a implementação do teletrabalho (Brasil, 2020e, 2022b). Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a implementação do teletrabalho ocorreu inicialmente de forma emergencial, em março de 2020, como medida para evitar a disseminação do vírus COVID-19. Posteriormente, em 03/06/2022, foi aprovada a Portaria GR Nº 5684/2022, que dispõe sobre a regulamentação do Programa de Gestão na UFSCar. Conforme a normativa da universidade, cabe à chefia de cada unidade organizacional avaliar, em conjunto com sua equipe, a viabilidade de implementação do Programa de Gestão em sua unidade e quais as possíveis modalidades de trabalho. Considerando o papel das chefias nesse processo, o presente estudo tem como objetivo geral identificar os fatores que influenciam a tomada de decisão de gestores sobre a adoção ou não do teletrabalho para os servidores durante a implementação do Programa de Gestão na UFSCar. Para a realização deste estudo, foi empregada a abordagem de pesquisa qualitativa. A pesquisa é delineada como estudo de caso único, de natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, observação participante e questionário. O questionário foi aplicado às chefias imediatas de unidades administrativas e acadêmicas da UFSCar, com servidores inscritos no Programa de Gestão. A pesquisa procura compreender o processo de tomada de decisão para adoção do teletrabalho, de forma que os resultados possam contribuir com melhores práticas de gestão do teletrabalho que favoreçam a sua continuidade e efetividade no âmbito da UFSCar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5027295049186354por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0008-5735-8114por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0117-4518por


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