Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorArena, Beatriz
dc.date.accessioned2024-07-23T13:57:01Z
dc.date.available2024-07-23T13:57:01Z
dc.date.issued2024-05-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20210
dc.description.abstractThis research aims to map the important managerial competences for directors of administrative services at the Faculties of Technology of the Regional Center for Administration 10 in carrying out their duties. Managing people based on competences, by valuing human participation in work processes, is an efficient way to improve the quality of services provided by the public sector and, in this process, public managers play a fundamental role, requiring recognition of managerial competences for the development of personnel that provides the best performance of professionals and an alignment of organizational strategies. This also applies to the directors of administrative services of the Technology Faculties of the Regional Administration Center 10 – administered by the Paula Souza Center. Therefore, proposing to deepen the understanding of the topic of managerial competences in the public sector, this research conducted a systematic review of the literature. To map managerial competences, a single case study with a mixed approach (quali-quantitative) was carried out. Data collection was carried out through documentary research, semi-structured interviews with a People Development project coordinator from the Human Resources Unit and an online questionnaire applied to 86% of the administrative services directors of the Regional Administration Center 10. results indicate that (i) the directors attributed a high degree of importance to all 28 competences of the theoretical models studied, with predominance of the competences of the rational goals and human relations models and the public interest factor; that (ii) the mapping of the institution's competences is the result of an interest in adapting to legislation, which made the process time-consuming, as it is conducted informally; and even though (iii) there are competences established only in the evaluation of institutional performance with a very particular configuration. This study contributed with guidelines for mapping the managerial competences of directors of administrative services at a higher education institution in which people management by competency is in its initial stage.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectCompetências gerenciaispor
dc.subjectSetor públicopor
dc.subjectInstituição de ensino superiorpor
dc.subjectCompetenceseng
dc.subjectManagerial competenceseng
dc.subjectPublic sectoreng
dc.subjectHigher education institutioneng
dc.titleAs competências gerenciais dos diretores de serviços administrativos das Faculdades de Tecnologia do núcleo regional de administração 10por
dc.title.alternativeThe managerial competences of the directors of administrative services of the Technology Faculties of the regional administration center 10eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ubeda, Cristina Lourenço
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6696784421924024por
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva mapear as competências gerenciais importantes aos diretores de serviços administrativos das Faculdades de Tecnologia do Núcleo Regional de Administração 10 no cumprimento de suas atribuições. A gestão de pessoas por competências, ao valorizar a participação humana nos processos de trabalho, é uma forma eficiente para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelo setor público e, neste processo, os gestores públicos desempenham um papel fundamental, sendo necessário o reconhecimento das competências gerenciais para o desenvolvimento de pessoal que proporcione a melhor atuação dos profissionais e um alinhamento das estratégias organizacionais. Isso se aplica também os diretores de serviços administrativos das Faculdades de Tecnologia do Núcleo Regional de Administração 10 – administradas pelo Centro Paula Souza. Portanto, propondo aprofundar o entendimento da temática sobre competências gerenciais no setor público, esta pesquisa conduziu uma revisão sistemática da literatura. Para o mapeamento das competências gerenciais, foi realizado um estudo de caso único de abordagem mista (quali-quantitativa). A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, entrevista semi-estruturada com uma coordenadora de projetos de Desenvolvimento de Pessoas da Unidade de Recursos Humanos e questionário online aplicado a 86% dos diretores de serviços administrativos do Núcleo Regional de Administração 10. Os resultados indicam que (i) os diretores atribuíram alto grau de importância para todas as 28 competências dos modelos teóricos estudados, com prevalência às competências dos modelos de metas racionais e das relações humanas e do fator de interesse público; que (ii) o mapeamento de competências da instituição é resultado de interesse na adequação à legislação, o que tornou o processo moroso, pois é conduzido informalmente; e ainda que (iii) há competências estabelecidas apenas na avaliação de desempenho institucional com uma configuração muito particular. Este estudo contribuiu com diretrizes para o mapeamento de competências gerenciais dos diretores de serviços administrativos de uma instituição de ensino superior em que a gestão de pessoas por competência encontra-se no estágio inicial.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1838954500761935por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0006-8480-2773por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6460-9462por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil