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dc.contributor.authorRomualdo, Taíse de Souza
dc.date.accessioned2024-07-23T19:49:14Z
dc.date.available2024-07-23T19:49:14Z
dc.date.issued2024-05-28
dc.identifier.citationROMUALDO, Taíse de Souza. Entre especialização flexível e precarização do trabalho: um estudo de caso, a FATEC Araraquara. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20225.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20225
dc.description.abstractThis master's research is conducted by the following question: does the adoption of new forms of functional work organization in Brazilian technological higher education institutions correspond to an innovation, called flexible specialization, or is it a strategy of precarious work? To address this challenge, this work began with a survey, systematization and assessment of the theses on flexible specialization (in the broad context of the Industrial Revolution and the effects of toyotism) and on the recurring theme of precarious work. In the case of the reception of flexible specialization in Brazil, special attention was paid to its host in the 1990s, in a scenario of neoliberal policies and within the scope of the State Administrative Reform, with subsequent highlights of its assimilation in the field of higher education and, in particular, without a superior technological segment. The literature argued that flexible specialization, extremely important in the productive world, can lead to precarious work, when associated with the intensification of human labor. To make it possible to examine this possibility in Brazilian technological education, it was chosen for a case study, analyzing the implementation of FATEC Araraquara, a teaching unit at Centro Paula Souza, whose creation is aligned with the process of expanding technological higher education in the state of São Paulo, as well as the moment when the ethos of public management was inclined towards the routines and language of Management Reform and innovations in work management. The case analysis took into account the guidelines and the initial project, the unit's implementation process, the strategy for occupying technical-administrative loads, the relationship between the number of courses, students, teachers, demands of academic-administrative activity, in comparison with the size of the planned and concrete technical-administrative staff and, finally, with the profile of the work carried out by the workers. In the end, strategies of precarious work were found in the scenario.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspecialização flexívelpor
dc.subjectPrecarização do trabalhopor
dc.subjectToyotismopor
dc.subjectAdministração gerencialpor
dc.subjectEducação superior tecnológicapor
dc.subjectFATECpor
dc.subjectFlexible specializationeng
dc.subjectPrecariousness of workeng
dc.subjectToyotismeng
dc.subjectManagerial administrationeng
dc.subjectTechnological higher educationeng
dc.subjectFATECpor
dc.titleEntre especialização flexível e precarização do trabalho: um estudo de caso, a FATEC Araraquarapor
dc.title.alternativeBetween flexible specialization and precarious work: a case study, FATEC Araraquaraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cepêda, Vera Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4917331423373631por
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado é conduzida pela seguinte questão: a adoção de novas formas de organização do trabalho funcional em instituições de educação superior tecnológica brasileira, corresponde à uma inovação, denominada de especialização flexível, ou trata-se de estratégia de precarização do trabalho? Para dar conta desse desafio, este trabalho iniciou com um levantamento, sistematização e balanço das teses sobre a especialização flexível (no amplo conjunto da III Revolução Industrial e dos efeitos do toyotismo) e sobre o recorrente tema da precarização do trabalho. No caso da recepção da especialização flexível no Brasil, foi observado privilegiadamente seu acolhimento na década de 1990, em um cenário de políticas neoliberais e no âmbito da Reforma Administrativa do Estado, com subsequente recorte de sua assimilação no campo da educação superior e, em especial, no segmento superior tecnológico. A literatura sustentou que a especialização flexível, importantíssima no mundo produtivo, pode inclinar-se à precarização do trabalho, quando associada à intensificação da força do trabalho humano. Para viabilizar o exame dessa possibilidade na educação tecnológica brasileira, optou-se por um estudo de caso, analisando a implementação da FATEC Araraquara, unidade de ensino do Centro Paula Souza, cuja criação se alinha tanto com o processo de expansão do ensino superior tecnológico no estado de São Paulo, quanto com o momento em que o ethos da gestão pública se inclinava às rotinas e linguagem da Reforma Gerencial e às inovações de gestão de trabalho. A análise de caso levou em consideração as diretrizes e projeto inicial, o processo de implementação da unidade, a estratégia de ocupação dos empregos técnicos-administrativos, a relação entre número de cursos, discentes, docentes, demandas de atividade acadêmica-administrativa, em comparação com o tamanho do quadro de pessoal técnico-administrativo previsto e concreto e, por último, com o perfil do trabalho levado a cabo pelos trabalhadores. Ao final, constatou-se no cenário estratégias de precarização do trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3405279241380598por


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