dc.contributor.author | Araújo, Naraiany Aparecida Garcia Machado de Assis Pires de | |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T12:01:05Z | |
dc.date.available | 2024-07-25T12:01:05Z | |
dc.date.issued | 2024-03-07 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Naraiany Aparecida Garcia Machado de Assis Pires de. A avaliação do Saresp e os desafios do retorno em meio á pandemia no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20232. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20232 | |
dc.description.abstract | The Coronavirus pandemic, COVID-19, had a major impact on Brazilian education, being affected not only in educational issues but also in the context of socialization as individuals. This work was developed along with the 9th year A, a classroom from a State Public Country School, located in the central region of Cravinhos-SP. It aims to evaluate, list and improve skills that are lacking during the mandatory in-person return. Using the BNCC as a guiding document, a quiz was prepared with questions from Saresp, accessing previous years tests addressing the skills that are relevant for the 9th grade. The aim of this work was to recover skills that were lacking, so that each student could identify their errors in the assessed activities, thus obtaining the expected solution. However, it was not possible due to the Men’s Football World Cup, which suspended classes. The results presented show a generation that is resistant
to manual calculations and impatient when facing errors. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | Saresp | por |
dc.subject | Challenges in teaching | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.subject | Desafios no ensino | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.title | A avaliação do Saresp e os desafios do retorno em meio á pandemia no Brasil | por |
dc.title.alternative | Assessment of Saresp and the challenges of returning amid the pandemic in Brazil | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Joao Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Baldin, Yuriko Yamamoto | |
dc.description.resumo | A pandemia do Coronavírus, COVID-19, teve um grande impacto na educação brasileira. Sendo afetada não somente em questões educacionais como também, no contexto da socialização dos indivíduos. O presente trabalho foi desenvolvido com a turma do 9o ano A de uma Escola Estadual do interior do Estado de São Paulo, localizada na região central de Cravinhos-SP e tem por objetivo avaliar, elencar e reduzir as habilidades em defasagem durante o retorno presencial obrigatório. Utilizando a BNCC como documento norteador, foi elaborado um simulado com questões do Saresp, retiradas de avaliações dos anos anteriores abordando as habilidades na avaliação do 9° ano. O intuito deste trabalho era retomar as habilidades em defasagem, a fim de que cada aluno pudesse identificar os seus erros nas atividades avaliadas obtendo assim, a solução esperada. Porém não foi possível, devido à suspensão das aulas durante a realização da Copa Mundial de Futebol Masculino. Os resultados apresentados mostram uma geração resistente a cálculos manuais e impacientes diante dos erros. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0691284667127669 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0004-4057-1868 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0318-6790 | por |