Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Ricardo Gomes
dc.date.accessioned2024-07-29T18:26:59Z
dc.date.available2024-07-29T18:26:59Z
dc.date.issued2024-07-11
dc.identifier.citationLIMA, Ricardo Gomes. O habitus migratório de um município mineiro: uma análise a partir de egressos do ensino médio de Governador Valadares. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20268.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20268
dc.description.abstractThis study adopted Bourdieu's theory of habitus, with an emphasis on migration, as a theoretical lens to understand the migratory phenomenon in Governador Valadares, MG. The objective was to verify whether the formative process of participants from private, federal, and state education networks influenced their views on migration in the municipality and to deepen the analysis of the perspectives of young people from Governador Valadares on emigration, characterizing the migratory habitus and the set of capitals for its consolidation. The study was structured into two articles: the first presented a literature review specifically focused on the application of Bourdieu's theory to the analysis of various migration studies. It was evidenced that this approach provides a valuable analytical perspective for understanding migratory phenomena. Among Bourdieu's concepts explored, habitus and the interconnection between different types of capital were the most frequently employed by researchers. Habitus proved fundamental in understanding migratory dynamics, influencing the trajectories and experiences of migrants. Additionally, the analysis of the interconnection between various capitals reveals transformations in the trajectory of migrants throughout the migratory process. The second article presented qualitative research on the migratory phenomenon in Governador Valadares through a structured questionnaire applied to former students of the integrated education program at the Federal Institute of Education, Science, and Technology - Governador Valadares campus, regular high school education from the state education network, and private high school education in the municipality. The hypothesis was that the formative process in the different education networks present in the municipality constitutes acquired cultural capital, potentially providing different views on the current context of the municipality and the aspects of the identified migratory habitus. This hypothesis was partially confirmed by the study.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMigraçãopor
dc.subjectGovernador Valadarespor
dc.subjectBourdieupor
dc.subjectHabituseng
dc.subjectMigrationpor
dc.titleO habitus migratório de um município mineiro: uma análise a partir de egressos do ensino médio de Governador Valadarespor
dc.title.alternativeThe migratory habitus of a municipality in Minas Gerais: an analysis based on high school graduates from Governador Valadareseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Joelson Gonçalves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0141039743607067por
dc.description.resumoEste estudo adotou a teoria bourdieusiana do habitus, com ênfase na migração, como lente teórica para compreender o fenômeno migratório em Governador Valadares, MG. O objetivo foi verificar se o processo formativo dos participantes, provenientes das redes de ensino privada, federal e estadual, influenciou suas visões sobre a migração no município e aprofundar a análise das perspectivas dos jovens de Governador Valadares sobre emigração, caracterizando o habitus migratório e o conjunto de capitais para sua consolidação. O estudo foi estruturado em dois artigos: o primeiro apresentou uma revisão da literatura com foco específico na aplicação da teoria bourdieusiana para a análise de diversos estudos sobre migração. Evidenciou-se que essa abordagem fornece uma perspectiva analítica valiosa para compreender os fenômenos migratórios. Entre os conceitos de Bourdieu explorados, o habitus e a interconexão entre os diferentes tipos de capital foram os mais frequentemente empregados pelos pesquisadores. O habitus revelou-se fundamental para compreender as dinâmicas migratórias, influenciando as trajetórias e experiências dos migrantes. Além disso, a análise da interconexão entre os diversos capitais revela transformações na trajetória dos migrantes ao longo do processo migratório. O segundo artigo apresentou uma pesquisa qualitativa sobre o fenômeno migratório em Governador Valadares, por meio de um questionário estruturado aplicado a ex-alunos do ensino integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Governador Valadares, do ensino médio regular da rede estadual de ensino e do ensino médio da rede privada do município. Partiu-se da hipótese de que o processo formativo nas diferentes redes de ensino presentes no município constitui capital cultural adquirido, podendo proporcionar diferentes visões sobre o contexto atual do município e sobre os aspectos do habitus migratório identificado. Esta hipótese foi parcialmente confirmada pelo estudo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/2777062106568395por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0006-5655-002Xpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4894-1400por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil