Mostrar el registro sencillo del ítem
"O negro toca, o negro canta e o negro dança, foi lá no meu terreiro que aprendi desde a infância": a prática cultural do samba enquanto uma encruzilhada de experiências e agências afro-diaspóricas
dc.contributor.author | Grosso, Laura Mendes | |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T18:34:21Z | |
dc.date.available | 2024-07-29T18:34:21Z | |
dc.date.issued | 2024-03-01 | |
dc.identifier.citation | GROSSO, Laura Mendes. "O negro toca, o negro canta e o negro dança, foi lá no meu terreiro que aprendi desde a infância": a prática cultural do samba enquanto uma encruzilhada de experiências e agências afro-diaspóricas. 2024. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20269. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20269 | |
dc.description.abstract | This research was interested in the cultural practice of samba, especially in the city of Londrina (PR). The main sociological problem that guided the work is around the following question: to what extent does the cultural practice of samba politically position the experience and agency of the Afro-diasporic subject? In view of this, the work aimed to analyze the extent to which the cultural practice of samba is constituted as part of black agency in Londrina (PR). In order to get closer to this interest, three specific objectives were set: a) to identify the social issues surrounding the black population in the city; b) to outline the meanings of this cultural practice for black samba dancers in Londrina; c) to analyze whether and how the black agency constituted in the city through the practice of samba, tensions the narratives produced around the cultural differences of the municipality and helps to construct and narrate the paths and history of the black population in the city. To this end, the research is anchored in a central argument: that Afro-diasporic subjects have inscribed themselves in Brazil through an individual and collective agency based on three principles: crossroads, Exu and enchantment. We argue that it is operated through a “mandingueiro doing”, which finds its place par excellence in samba. Samba is more than just a musical genre, it is a cultural practice based on a continuum of playing-dancing-singing and enchantment, which feeds back into the body and the black experience in the African diaspora. The research, articulated with post-colonial theories and cultural studies, was built through documentary research in the Folha de Londrina newspaper (NDPH-UEL) and semi-structured interviews. In addition to tracing the potential of the philosophies and way of life of samba from London's samba dancers, we found a 58-year history of samba schools in the municipality that informed another type of sociability. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diáspora africana | por |
dc.subject | Agência negra | por |
dc.subject | Prática cultural do samba | por |
dc.subject | Corpo-memória | por |
dc.subject | Encruzilhadas | por |
dc.subject | African diaspora | eng |
dc.subject | Black agency | eng |
dc.subject | Cultural practice of samba | eng |
dc.subject | Body-memory | eng |
dc.subject | Crossroads | eng |
dc.title | "O negro toca, o negro canta e o negro dança, foi lá no meu terreiro que aprendi desde a infância": a prática cultural do samba enquanto uma encruzilhada de experiências e agências afro-diaspóricas | por |
dc.title.alternative | The black man plays, the black man sings and the black man dances, it was there in my terreiro that I learned from childhood: the cultural practice of samba as a crossroads of afro-diasporic experiences and agencies | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Priscila Martins de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8021362429861754 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa se interessou pela prática cultural do samba, em especial na cidade de Londrina (PR). O principal problema sociológico que norteou o trabalho se constitui em torno da seguinte questão: em que medida a prática cultural do samba posiciona politicamente a experiência e a agência do sujeito afro-diaspórico?. Em vista disso, o trabalho objetivou analisar em que medida a prática cultural do samba se constitui enquanto parte da agência negra em Londrina (PR). Com o intuito de se aproximar deste interesse, foram previstos três objetivos específicos: a) identificar as questões sociais envolvidas em torno da população negra na cidade; b) delinear os sentidos dessa prática cultural para os/as sambistas negros/as em Londrina; c) analisar se e como a agência negra constituida na cidade a partir da prática do samba, tensiona as narrativas produzidas em torno das diferenças culturais do município e auxilia a construir e narrar os caminhos e a história da população negra na cidade. Para tal, a pesquisa se ancora em um argumento central: o de que os sujeitos afro-diaspóricos têm se inscrito no Brasil através de uma agência individual e coletiva embasada em três princípios: encruzilhadas, Exu e encantamento. Defendemos que ela é operada através de um “fazer mandingueiro”, que encontra no samba seu lugar por excelência. Sendo ele, mais do um gênero musical, e sim uma prática cultural pautada em um continuum tocar-dançar-cantar e encantar, que retroalimenta o corpo e a experiência negra na diáspora africana. A pesquisa, articulada às teorias pós-coloniais e dos estudos culturais, foi construída através de uma pesquisa documental no jornal da Folha de Londrina (NDPH-UEL) e por entrevistas semi-estruturadas. Além de traçar as potencialidades das filosofias e modo de vida do samba a partir dos sambistas londrinenses, encontramos um histórico de 58 anos de escolas de samba no município que informaram um outro tipo de sociabilidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9266409780760628 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-6754-4713 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-9620-8946 | por |