Mostrar el registro sencillo del ítem
Relações étnico-raciais na formação de psicólogas/os: uma análise dos projetos pedagógicos de três cursos de graduação em psicologia, de universidades públicas no estado de São Paulo
dc.contributor.author | Macedo, Ana Beatriz | |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T00:08:09Z | |
dc.date.available | 2024-08-02T00:08:09Z | |
dc.date.issued | 2024-03-01 | |
dc.identifier.citation | MACEDO, Ana Beatriz. Relações étnico-raciais na formação de psicólogas/os: uma análise dos projetos pedagógicos de três cursos de graduação em psicologia, de universidades públicas no estado de São Paulo. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20283. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20283 | |
dc.description.abstract | The present study aimed to analyze the approach to topics related to ethnic-racial relations in the training of psychologists based on the pedagogical projects of three undergraduate Psychology courses at public universities in the state of São Paulo. The Psychology course in Brazil was shaped under Eurocentric influence and colonial ideals. Despite the debates of recent decades around racial inequalities and the approval of policies aimed at racial equality and combating racism, such as Resolution CNE/CP 01/2004, which establishes the Curricular Guidelines for Education on Ethnic-Racial Relations (DCNERER), the structuring of content and the epistemological basis, as political decisions, still contribute to the reproduction and perpetuation of patterns related to coloniality. Studies show that the inclusion of studies on ethnic-racial relations can provide essential tools for an anti-racist approach in Brazilian Psychology, so curricula should address topics relevant to ethnic-racial relations. The methodology included a literature review and documentary analysis of the pedagogical course projects (PPC) of three selected public universities in the state of São Paulo. The analysis of the PPC allowed us to verify how the theme of ethnic-racial relations is present (or not) in the curricula of the Psychology courses of the institutions. It is concluded that, despite the weaknesses identified in the PPC regarding compliance with the DCNERER, we identified movements that suggest advances in the inclusion of the theme of ethnic-racial relations studies in their training curricula. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação em Psicologia | por |
dc.subject | Educação Antirracista | por |
dc.subject | Relações Étnico-Raciais | por |
dc.subject | Psychology Training | eng |
dc.subject | Anti-racist Education | eng |
dc.subject | Ethnic-Racial Relations | eng |
dc.title | Relações étnico-raciais na formação de psicólogas/os: uma análise dos projetos pedagógicos de três cursos de graduação em psicologia, de universidades públicas no estado de São Paulo | por |
dc.title.alternative | Ethnic-racial relations in the training of psychologists: an analysis of the pedagogical projects of three undergraduate psychology courses at public universities in the state of São Paulo | eng |
dc.title.alternative | Relaciones étnico-raciales en la formación de psicólogos: un análisis de los proyectos pedagógicos de tres carreras de psicología en universidades públicas del estado de São Paulo | spa |
dc.title.alternative | Relations ethnico-raciales dans la formation des psychologues : analyse des projets pédagogiques de trois cours de psychologie de premier cycle dans les universités publiques de l'État de São Paulo | fre |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Rosana Batista | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2567706339313166 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo analisar a abordagem de temas relacionados às relações étnico-raciais na formação de psicólogas(os) a partir dos projetos pedagógicos de três cursos de graduação em Psicologia de universidades públicas no Estado de São Paulo. O curso de Psicologia no Brasil foi moldado sob a influência eurocêntrica e ideais coloniais. Mesmo com os debates das últimas décadas em torno das desigualdades raciais e a aprovação de políticas voltadas à igualdade racial e combate ao racismo, a exemplo da Resolução CNE/CP 01/2004 que institui as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais (DCNERER), a estruturação dos conteúdos e a base epistemológica, como decisões de ordem política, ainda contribuem para a reprodução e perpetuação de padrões relacionados à colonialidade. Os estudos mostram que a inclusão de estudos sobre as relações étnico-raciais pode proporcionar ferramentas essenciais para uma abordagem antirracista na Psicologia brasileira, de forma que os currículos deveriam abordar temas pertinentes às relações étnico-raciais. A metodologia abrangeu revisão de literatura e análise documental dos projetos pedagógicos de curso (PPC) de três universidades públicas selecionadas no estado de São Paulo. A análise dos PPC permitiu verificar como a temática relações étnico-raciais se faz presente (ou não) nos currículos dos cursos de Psicologia das instituições. Conclui-se que, apesar das fragilidades constatadas nos PPC em relação ao cumprimento das DCNERER, identificamos movimentos que nos sugerem avanços na inclusão da temática dos estudos das relações étnico-raciais em seus currículos formativos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.703315/2022-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7540919469697824 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-2148-955X | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-1672-8912 | por |