Show simple item record

dc.contributor.authorMacedo, Ana Beatriz
dc.date.accessioned2024-08-02T00:08:09Z
dc.date.available2024-08-02T00:08:09Z
dc.date.issued2024-03-01
dc.identifier.citationMACEDO, Ana Beatriz. Relações étnico-raciais na formação de psicólogas/os: uma análise dos projetos pedagógicos de três cursos de graduação em psicologia, de universidades públicas no estado de São Paulo. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20283.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20283
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the approach to topics related to ethnic-racial relations in the training of psychologists based on the pedagogical projects of three undergraduate Psychology courses at public universities in the state of São Paulo. The Psychology course in Brazil was shaped under Eurocentric influence and colonial ideals. Despite the debates of recent decades around racial inequalities and the approval of policies aimed at racial equality and combating racism, such as Resolution CNE/CP 01/2004, which establishes the Curricular Guidelines for Education on Ethnic-Racial Relations (DCNERER), the structuring of content and the epistemological basis, as political decisions, still contribute to the reproduction and perpetuation of patterns related to coloniality. Studies show that the inclusion of studies on ethnic-racial relations can provide essential tools for an anti-racist approach in Brazilian Psychology, so curricula should address topics relevant to ethnic-racial relations. The methodology included a literature review and documentary analysis of the pedagogical course projects (PPC) of three selected public universities in the state of São Paulo. The analysis of the PPC allowed us to verify how the theme of ethnic-racial relations is present (or not) in the curricula of the Psychology courses of the institutions. It is concluded that, despite the weaknesses identified in the PPC regarding compliance with the DCNERER, we identified movements that suggest advances in the inclusion of the theme of ethnic-racial relations studies in their training curricula.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação em Psicologiapor
dc.subjectEducação Antirracistapor
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispor
dc.subjectPsychology Trainingeng
dc.subjectAnti-racist Educationeng
dc.subjectEthnic-Racial Relationseng
dc.titleRelações étnico-raciais na formação de psicólogas/os: uma análise dos projetos pedagógicos de três cursos de graduação em psicologia, de universidades públicas no estado de São Paulopor
dc.title.alternativeEthnic-racial relations in the training of psychologists: an analysis of the pedagogical projects of three undergraduate psychology courses at public universities in the state of São Pauloeng
dc.title.alternativeRelaciones étnico-raciales en la formación de psicólogos: un análisis de los proyectos pedagógicos de tres carreras de psicología en universidades públicas del estado de São Paulospa
dc.title.alternativeRelations ethnico-raciales dans la formation des psychologues : analyse des projets pédagogiques de trois cours de psychologie de premier cycle dans les universités publiques de l'État de São Paulofre
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosana Batista
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567706339313166por
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar a abordagem de temas relacionados às relações étnico-raciais na formação de psicólogas(os) a partir dos projetos pedagógicos de três cursos de graduação em Psicologia de universidades públicas no Estado de São Paulo. O curso de Psicologia no Brasil foi moldado sob a influência eurocêntrica e ideais coloniais. Mesmo com os debates das últimas décadas em torno das desigualdades raciais e a aprovação de políticas voltadas à igualdade racial e combate ao racismo, a exemplo da Resolução CNE/CP 01/2004 que institui as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais (DCNERER), a estruturação dos conteúdos e a base epistemológica, como decisões de ordem política, ainda contribuem para a reprodução e perpetuação de padrões relacionados à colonialidade. Os estudos mostram que a inclusão de estudos sobre as relações étnico-raciais pode proporcionar ferramentas essenciais para uma abordagem antirracista na Psicologia brasileira, de forma que os currículos deveriam abordar temas pertinentes às relações étnico-raciais. A metodologia abrangeu revisão de literatura e análise documental dos projetos pedagógicos de curso (PPC) de três universidades públicas selecionadas no estado de São Paulo. A análise dos PPC permitiu verificar como a temática relações étnico-raciais se faz presente (ou não) nos currículos dos cursos de Psicologia das instituições. Conclui-se que, apesar das fragilidades constatadas nos PPC em relação ao cumprimento das DCNERER, identificamos movimentos que nos sugerem avanços na inclusão da temática dos estudos das relações étnico-raciais em seus currículos formativos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.description.sponsorshipId88887.703315/2022-00por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7540919469697824por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-2148-955Xpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1672-8912por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil