dc.contributor.author | Pereira, Carolina Sala | |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T19:17:26Z | |
dc.date.available | 2024-08-06T19:17:26Z | |
dc.date.issued | 2024-03-18 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Carolina Sala. Gestão democrática na escola: indicadores de qualidade para a humanização do trabalho educativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20304. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20304 | |
dc.description.abstract | The general objective of the research is to analyze educational work concomitant with
the actions of all members of the educational process, promoted by collaborative
management, that helps ensure the quality of teaching and learning processes. The
debate on contemporary adversities and challenges found in the context of the
educational environment, mainly in the public sphere, is a recurring theme in studies,
since norms and organizational structures do not always provide the necessary
support or, or even, minimal. Factor that negatively influences educational processes,
reproducing historical inequalities and restricting the construction of the conception of
dialogical societies, egalitarian and emancipatory policies that imply a new school, of
all, with democratic and humanized management. As a result, we think that specific
objectives should guide this scope of the topic: (1) characterize the educational
scenario from different perspectives, within a critical context, from a theoretical-political
diversity, (2) when evaluating indicators of quality in education that act as an instrument
of intervention in reality and (3) propose reform actions, supervised by democratic and
assertive management, for effective humanization of the school environment, in
addition (4) to identifying problems in the work configuration of teaching work, in favor
of the valorization of the class, in order to promote legitimate restructuring. (5) At the
end, it presents a practical example of experiences in education for democratic values,
resulting from affirmative actions in municipal management. The study aims to show
the precariousness of educational practice, addressing different institutional variants
and sociocultural context, legitimizing the need to implement the social function of the
school, through management committed to subsidizing conditions to overcome
historical gaps and guarantee rights of all subjects participating in the educational
process, in favor of democratic and emancipatory education. To better visualize the
scope of the research, we employed a literature review, with a qualitative approach. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Trabalho docente | por |
dc.subject | Função social da escola | por |
dc.subject | Educação emancipatória | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Teaching work | eng |
dc.subject | Social function of the school | eng |
dc.subject | Emancipatory education | eng |
dc.title | Gestão democrática na escola: indicadores de qualidade para a humanização do trabalho educativo | por |
dc.title.alternative | Democratic management at school: quality indicators for the humanization of educational work | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Martinez, Vinício Carrilho | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7916014556126573 | por |
dc.description.resumo | O objetivo geral da pesquisa é analisar o trabalho educativo concomitante às ações
de todos os integrantes do processo educacional, promovidas por uma gestão
colaborativa, que ajude a garantir a qualidade dos processos de ensino e de
aprendizagem. O debate sobre as adversidades e desafios contemporâneos
encontrados no contexto do ambiente educacional, principalmente na esfera pública,
é tema recorrente em estudos, uma vez que normas e estruturas organizacionais nem
sempre dão o aporte necessário ou, até mesmo, mínimo, fator que pode influenciar
negativamente nos processos educativos, reproduzindo desigualdades históricas e
cerceando a construção da concepção de sociedades dialógicas, igualitárias e
emancipadoras que implicam uma escola nova, de todos, com gestão democrática e
humanizada. Em decorrência, pensamos que os objetivos específicos devem nortear
esse escopo do tema: (1) caracterizar o cenário educativo sob diferentes enfoques,
dentro de um contexto crítico, a partir de uma diversidade teórico-política, ao (2)
avaliar indicativos de qualidade em educação que atuam como instrumento de
intervenção na realidade e (3) propor ações reformadoras, supervisionadas por uma
gestão democrática e assertiva, objetivando efetiva humanização do meio escolar,
além de (4) identificar problemáticas na configuração laboral do trabalho docente, em
prol da valorização da classe, a fim de promover uma reestruturação legítima. (5) Ao
final, apresenta exemplo prático de experiências em educação para os valores
democráticos, resultante de ações afirmativas de gestão municipal. O estudo pretende
mostrar a precarização da prática educativa, abordando diferentes variantes
institucionais e contexto sociocultural, legitimando a necessidade de efetivação da
função social da escola, através de uma gestão comprometida a subsidiar condições
que possam superar lacunas históricas e garantir direitos de todos os sujeitos
participantes do processo educativo, a favor de uma educação democrática e
emancipatória. Para melhor visualizar o escopo da pesquisa, empregamos uma
revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2343688492677045 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-2749-0789 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0593-0544 | por |