Show simple item record

dc.contributor.authorBraçale, Vinicius Cesar
dc.date.accessioned2024-08-20T18:11:45Z
dc.date.available2024-08-20T18:11:45Z
dc.date.issued2024-07-15
dc.identifier.citationBRAÇALE, Vinicius Cesar. O ensino da função quadrática através de diferentes atividades práticas elaboradas para o ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20395.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20395
dc.description.abstractUsing practical methodologies in the classroom, this work presents a set of three activities to be applied in the classroom to assist in teaching quadratic functions in basic education. Each activity proposes to use a different methodological approach, the first being the realization of a game built in the GeoGebra software, the second a mathematical modeling on the oblique launch, and the last a practical activity proposing an investigation of the reflective property of the parabola through of constructing an experiment. The main objective of the sequence of activities presented here is to build material that can be used by mathematics teachers to teach this topic in different realities. The work presents a bibliographical research on the topic, addressing the theory necessary to understand the subject, and also describes the carrying out of qualitative research on one of its activities that was applied to a third-year high school class at a public school. In view of the analysis of the results, it can be seen that the application of the activity created a learning situation in which students were able to understand the quadratic function applied to a real situation, in the process they improved cooperation and teamwork skills, logical reasoning, in addition to recovering the concepts of the quadratic function. Thus, it was possible to understand how activities developed by active methodologies can construct different learning situations that stimulate the teaching of mathematics.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunções Quadráticaspor
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectQuadratic functionseng
dc.subjectPractical activitieseng
dc.subjectTeaching mathematicseng
dc.titleO ensino da função quadrática através de diferentes atividades práticas elaboradas para o ensino médiopor
dc.title.alternativeThe teaching of the quadratic function through different practical activities designed for high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moura, Renato José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227908949297904por
dc.description.resumoUtilizando-se de metodologias práticas em sala de aula, este trabalho apresenta um conjunto de três atividades para serem aplicadas em sala visando auxiliar no ensino de funções quadráticas na educação básica. Cada atividade tem a proposta de utilizar uma abordagem metodológica diferente, sendo a primeira a realização de um jogo construído no software GeoGebra, a segunda uma modelagem matemática sobre o lançamento oblíquo, e a última uma atividade prática propondo uma investigação da propriedade reflexiva da parábola através da construção de um experimento. O objetivo principal da sequência de atividades apresentadas aqui é construir um material que possa ser utilizado por professores de matemática para o ensino desse tema em diferentes realidades. O trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema, abordando a teoria necessária para o entendimento do assunto, e também descreve a realização de uma pesquisa qualitativa sobre uma de suas atividades que foi aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Diante da análise dos resultados, pode-se evidenciar que a aplicação da atividade criou uma situação de aprendizagem em que os alunos puderam compreender a função quadrática aplicada a uma situação da realidade, nesse processo melhoraram habilidades de cooperação e trabalho em equipe, de raciocínio lógico, além de resgatarem os conceitos da função quadrática. Assim, foi possível perceber como atividades desenvolvidas por metodologias ativas podem construir diferentes situações de aprendizagem que estimulam o ensino da matemática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3470472451101524por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil