Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Cairo Henrique dos Santos
dc.date.accessioned2024-08-21T12:55:27Z
dc.date.available2024-08-21T12:55:27Z
dc.date.issued2024-03-01
dc.identifier.citationLIMA, Cairo Henrique dos Santos. De volta para o afrofuturo: um olhar sociológico sobre representações do afrofuturismo no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20401.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20401
dc.description.abstractThis master's thesis aims to study Afrofuturism in Brazil, emphasizing the articulation of the Afrofuturist aesthetic project through different artistic languages. Our general objective is to characterize the relationships between Afrofuturism in Brazil and the African diaspora, discussing multiple forms of representation. To this end, we seek to think sociologically about the creative relationships that exist between the historical context of Afrofuturism, cultural representations and the social experiences of Afrofuturist artists. The specific objectives are: a) to understand the influence of cultural hybridization on the representations and experiences of Afrofuturism in Brazil; b) verify, in Afrofuturist works, the meanings of common aesthetic elements, such as body, territory and State; c) characterize the experiences of Afrofuturist artists in Brazil. The following text presents a possible genealogy of Afrofuturism in the United States, a sociological interpretation regarding the reinterpretation of the aesthetic antecedents of Afrofuturism in Brazil, a discussion of its conceptual assumptions, a set of indepth analyzes of Brazilian Afrofuturist works, and interviews with brazilian afrofuturists artists. Our methodological framework is based on content analysis with an emphasis on the theory of cultural representation applied to works from different artistic niches, and in-depth interviews with the artist-subjects. Starting from the theoretical perspective of Cultural and Post-Colonial studies, we seek to discuss processes of hybridization based on themes such as creative black agency and criticism of modern thought.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfrofuturismopor
dc.subjectDiáspora africanapor
dc.subjectProjetos de futuropor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.titleDe volta para o afrofuturo: um olhar sociológico sobre representações do afrofuturismo no Brasilpor
dc.title.alternativeBack to the Afrofuture: a sociological look at representations of Afrofuturism in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medeiros, Priscila Martins de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8021362429861754por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem por objeto de estudo o afrofuturismo no Brasil, enfatizando a articulação do projeto estético afrofuturista através de diferentes linguagens artísticas. Nosso objetivo geral é caracterizar as relações entre o afrofuturismo no Brasil e a diáspora africana, discutindo múltiplas formas de representação. Para tanto, buscamos pensar sociologicamente as relações criativas existentes entre o contexto histórico do afrofuturismo, as representações culturais e as experiências sociais dos artistas afrofuturistas. Os objetivos específicos são: a) compreender a influência da hibridação cultural sobre as representações e experiências do afrofuturismo no Brasil; b) verificar, em obras afrofuturistas, os significados de elementos estéticos comuns, como corpo, território e Estado; c) caracterizar as experiências dos artistas afrofuturistas no Brasil. O texto a seguir apresenta uma genealogia possível do afrofuturismo nos Estados Unidos, uma interpretação sociológica acerca da releitura dos antecedentes estéticos do afrofuturismo no Brasil, uma discussão sobre seus pressupostos conceituais, um conjunto de análises em profundidade de obras afrofuturistas brasileiras, e entrevistas com artistas afrofuturistas brasileiros. Nosso enquadramento metodológico é baseado na análise de conteúdo com ênfase na teoria da representação cultural aplicada a obras de diferentes nichos artísitcos, e nas entrevistas de profundidade com os sujeitos-artistas. Partindo da perspectiva teórica dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais procuramos discutir processos de hibridação a partir de temas como a agência criativa negra e as críticas ao pensamento moderno.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.description.sponsorshipId2022/01431-4por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0199085192792066por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9874-8452por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9620-8946por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil