Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMoreno, Thaís Santos
dc.date.accessioned2024-08-23T12:13:22Z
dc.date.available2024-08-23T12:13:22Z
dc.date.issued2024-06-25
dc.identifier.citationMORENO, Thaís Santos. Transposição Didática da Geometria Diferencial ligada à Cartografia: apoio ao professor de Matemática. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20424.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20424
dc.description.abstractTheoretically based on Differential Geometry, this writing highlights the relevance of this complex mathematical area and its potential to enrich the Mathematics teaching and learning, especially at more advanced levels. By studying Differential Geometry, it was possible to establish a connection between this content and elementary education, especially in the artography study, whose skill is included in the National Common Curricular Base (BNCC). Connection between Differential Geometry and Cartography aims to provide broader and more contextualized theoretical support to the teacher. Didactic Transposition is explored as an important strategy for this integration. Through it, it is possible to translate the abstract concepts of Differential Geometry into a language accessible to students, making the educational process more meaningful. The developed class plan offers ideas to improve pedagogical practice, highlighting the expressive role of the teacher when preparing their classes, not only as a transmitter of knowledge, but as a learning process facilitator, promoting interdisciplinary connections and stimulating critical thinking and creativity of students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria Diferencialpor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectPlano de aulapor
dc.subjectTransposição Didáticapor
dc.subjectDifferential Geometryeng
dc.subjectCartographyeng
dc.subjectClass Planeng
dc.subjectDidactic Transpositioneng
dc.titleTransposição Didática da Geometria Diferencial ligada à Cartografia: apoio ao professor de Matemáticapor
dc.title.alternativeDidactic Transposition of Differential Geometry linked to Cartography: Math teacher supporteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Venezuela, Antonio Luís
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722224671269332por
dc.description.resumoFundamentada teoricamente na Geometria Diferencial, o trabalho destaca a relevância desse campo matemático complexo e seu potencial para enriquecer o ensino e aprendizagem da Matemática, especialmente em níveis mais avançados. Ao estudar Geometria Diferencial, foi possível estabelecer uma conexão entre esse conteúdo e o Ensino Básico, sobretudo no estudo da Cartografia, cuja habilidade está contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A relação entre a Geometria Diferencial e a Cartografia visa fornecer um suporte teórico mais amplo e contextualizado ao professor. A Transposição Didática é explorada como uma estratégia importante para essa integração. Por meio dela, é possível traduzir os conceitos abstratos da Geometria Diferencial em uma linguagem acessível aos estudantes, tornando o processo educativo mais significativo. O plano de aula desenvolvido oferece ideias para aprimorar a prática pedagógica, destacando o papel expressivo do professor no momento do preparo de suas aulas, não apenas como transmissor de conhecimento, mas como facilitador do processo de aprendizagem, promovendo conexões interdisciplinares e estimulando o pensamento crítico e criativo dos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/8465414608308304por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil