Show simple item record

dc.contributor.authorCampos, Guilherme Augusto Silvestre de
dc.date.accessioned2024-09-02T15:49:03Z
dc.date.available2024-09-02T15:49:03Z
dc.date.issued2024-07-30
dc.identifier.citationCAMPOS, Guilherme Augusto Silvestre de. Análise do ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio usando a sequência didática “Os passeios aleatórios do Homem de Ferro”. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20455.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20455
dc.description.abstractIn this work, through the McNemar Test and the proficiency test, we show the student's level of learning through a didactic sequence based on “Mônica's Random Walks” which for us was adapted to “Iron Man's Random Walks” with students from high school at a public school in the city of Sorocaba. The proposal for the didactic sequence was developed based on the theoretical foundation of didactic engineering, in which the working steps during the process were divided into theoretical and practical experiments, where students had to answer two nine-question questionnaires before and after the didactic sequence, which were tabulated and analyzed using the McNemar test. The test brought us a measurement of the student's learning, which could be, does not apply or applies, but it leaves a certain doubt, as it did not consider low variations, for this reason we created a percentage proficiency test so that it was possible a visualization by segments and thus have more data and information to carry out the necessary comparisons. Therefore, we would be able to measure through the comparisons proposed by both the McNemar test and the proficiency test how much the student was or was not able to learn the pre-established concepts in this proposal.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectTeste de McNemarpor
dc.subjectPasseios aleatórios da Mônicapor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectProbabilityeng
dc.subjectMcNemar testeng
dc.subjectMonica's random walkseng
dc.subjectFollowing teachingeng
dc.titleAnálise do ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio usando a sequência didática “Os passeios aleatórios do Homem de Ferro”por
dc.title.alternativeAnalysis of teaching-learning of high school students using the didactic sequence “Iron man’s random walks”eng
dc.title.alternativeAnálisis de la enseñanza-aprendizaje de estudiantes de secundaria utilizando la secuencia didáctica “Iron man’s random walks”esp
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Venezuela, Antonio Luis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722224671269332por
dc.description.resumoNeste trabalho por meio do Teste de McNemar e pelo teste de proficiência mostramos o nível de aprendizagem do aluno através de uma sequência didática baseada nos “Passeios aleatórios da Mônica” que para nós foi adaptada para “Passeios aleatórios do Homem de Ferro” com alunos do ensino médio de uma escola pública na cidade de Sorocaba. A proposta da sequência didática foi desenvolvida pela fundamentação teórica da engenharia didática, na qual as etapas trabalhas durante o processo foram divididas em experimentações teóricas e práticas, onde os alunos tiveram que responder dois questionários de nove perguntas antes e depois da sequência didática, que foram tabelados e analisados pelo teste de McNemar. O teste trouxe para mim uma mensuração da aprendizagem do aluno, que poderia ser, não se aplica ou se aplica, porém ele deixa uma certa dúvida, pois não considerava baixas variações, por este motivo criamos um teste de proficiência de porcentagem para que fosse possível uma visualização por segmentos e assim tenhamos mais dados e informações para realizar as comparações necessárias. Sendo assim, conseguiria medir através das comparações propostas tanto pelo teste de McNemar e o de proficiência o quanto o aluno foi ou não foi capaz de aprender os conceitos preestabelecido nessa proposta.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISEpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/1926207057247440por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil