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dc.contributor.authorSouza, Marina de Fátima
dc.date.accessioned2024-09-04T00:14:46Z
dc.date.available2024-09-04T00:14:46Z
dc.date.issued2024-07-02
dc.identifier.citationSOUZA, Marina de Fátima. Luz, câmera, geograficidades: um estudo sobre juventudes a partir da análise do projeto Curta Escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20465.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20465
dc.description.abstractEn esta disertación, nuestro objetivo es contribuir a estudios dentro del alcance de temas geográficos y de juventud. Traemos una discusión sobre la relación entre las experiencias juveniles y sus imágenes para identificar sus geografías, aprendidas y difundidas a partir de cortometrajes producidos por jóvenes estudiantes. Se trata de un estudio documental, teórico y reflexivo, realizado a partir del análisis de seis cortometrajes producidos en 2022 por escuelas de la Dirección de Educación de la región de Votorantim, inscritas en el proyecto “Curta Escola”, organizado por la misma. Así, el principal objetivo de la disertación es identificar el diálogo entre los cortometrajes del Festival Curta Escola y las problemáticas de los jóvenes inmersos en su vida cotidiana. De esta manera, el trabajo se justifica al permitir difundir aspectos que permean las problemáticas de la existencia juvenil y su relación con la sociedad a través del lenguaje audiovisual. Para analizar este lenguaje cinematográfico, nos centramos en la metodología de análisis de contenido, con análisis de categorización del contenido presente en los cortometrajes. A partir de este procedimiento, fue posible identificar que los cortometrajes dialogan con las problemáticas que permean la existencia de los jóvenes, evidenciando algunas de sus emergencias en la época contemporánea. En este sentido, fue posible identificar la importancia de valorar la geografía juvenil, incluso para pensar políticas públicas para una educación que dialoge con los deseos y necesidades de los jóvenes estudiantes.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeograficidadepor
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectCurta-metragempor
dc.subjectGeografíaspa
dc.subjectJuventudspa
dc.subjectCortometrajespa
dc.titleLuz, câmera, geograficidades: um estudo sobre juventudes a partir da análise do projeto Curta Escolapor
dc.title.alternativeLuz, cámara, geografías: un estudio sobre la juventud a partir del análisis del proyecto Curta Escolaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Burgos, Rosalina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430255108623706por
dc.description.resumoObjetivamos nessa dissertação contribuir com os estudos no âmbito das temáticas das geograficidades e das juventudes. Trazemos uma discussão sobre a relação entre vivências juvenis e suas imagens para identificar suas geograficidades, apreendidas e disseminadas a partir de curtas-metragens produzidos por jovens estudantes. Trata-se de um estudo documental, teórico e de natureza reflexiva, realizado a partir da análise de seis curtas-metragens produzidos em 2022 por escolas da Diretoria de Ensino da região de Votorantim, inscritos no projeto intitulado “Curta Escola”, organizado pela mesma. Assim, o objetivo principal da dissertação é identificar o diálogo dos curta-metragem do Festival Curta Escola com as questões das juventudes imersas no cotidiano de suas existências. Dessa forma, o trabalho se justifica por permitir a divulgação de aspectos que permeiam as questões da existência juvenil e sua relação com a sociedade por meio da linguagem audiovisual. Para a análise dessa linguagem cinematográfica, debruçamo-nos sobre a metodologia de análise de conteúdo, com análise categorização dos conteúdos presentes nos curtas-metragens. A partir desse procedimento, foi possível identificar que os curtas-metragens dialogam com as questões que permeiam a existência das juventudes, demonstrando algumas de suas emergências na contemporaneidade. Neste sentido, foi possível identificar a importância da valorização da geograficidade juvenil, inclusive para fazer pensar em políticas públicas para uma educação que dialogue com os anseios e necessidades dos estudantes juvenis.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/7309824262810743por


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