Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorOliveira, Verônica Heloisa
dc.contributor.authorReis, Denise Maria
dc.date.accessioned2024-09-06T13:40:23Z
dc.date.available2024-09-06T13:40:23Z
dc.date.issued2024-09-04
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Verônica Heloisa; REIS, Denise Maria. Desafios da gestão contra a evasão escolar dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas. Não se aplica, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20487.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20487
dc.description.abstractA evasão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental refere-se ao abandono ou à ausência prolongada discente das atividades escolares e é um fenômeno que pode ocorrer por diversas razões com impactos significativos para os estudantes, para a instituição escolar e para a sociedade. O presente artigo tem como objetivo compreender os desafios do cotidiano da gestão escolar em relação a essa temática, em especial, nas escolas públicas, por meio de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa. Os resultados indicam que a evasão escolar é uma combinação de fatores individuais, familiares, institucionais e políticos. Soluções de enfretamento eficazes parecem exigir da equipe gestora uma abordagem abrangente e integral que contemple todos esses aspectos, além de estratégias flexíveis, devolutivas constantes e de levar em conta as potencialidades dos estudantes para favorecer a permanência e o êxito estudantis.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofNão se aplicapor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleDesafios da gestão contra a evasão escolar dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicaspor
dc.title.alternativeManagement challenges against school dropout in the initial years of public schoolseng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1224343794340576por
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação - DEdpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9172-3711por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution 3.0 Brazil