Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Verônica Heloisa
dc.contributor.authorReis, Denise Maria
dc.date.accessioned2024-09-06T13:40:23Z
dc.date.available2024-09-06T13:40:23Z
dc.date.issued2024-09-04
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Verônica Heloisa; REIS, Denise Maria. Desafios da gestão contra a evasão escolar dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas. Não se aplica, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20487.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20487
dc.description.abstractA evasão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental refere-se ao abandono ou à ausência prolongada discente das atividades escolares e é um fenômeno que pode ocorrer por diversas razões com impactos significativos para os estudantes, para a instituição escolar e para a sociedade. O presente artigo tem como objetivo compreender os desafios do cotidiano da gestão escolar em relação a essa temática, em especial, nas escolas públicas, por meio de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa. Os resultados indicam que a evasão escolar é uma combinação de fatores individuais, familiares, institucionais e políticos. Soluções de enfretamento eficazes parecem exigir da equipe gestora uma abordagem abrangente e integral que contemple todos esses aspectos, além de estratégias flexíveis, devolutivas constantes e de levar em conta as potencialidades dos estudantes para favorecer a permanência e o êxito estudantis.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofNão se aplicapor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleDesafios da gestão contra a evasão escolar dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicaspor
dc.title.alternativeManagement challenges against school dropout in the initial years of public schoolseng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1224343794340576por
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação - DEdpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9172-3711por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution 3.0 Brazil