Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMatias, Marcos José
dc.date.accessioned2024-09-10T22:39:02Z
dc.date.available2024-09-10T22:39:02Z
dc.date.issued2024-07-16
dc.identifier.citationMATIAS, Marcos José. Programação em Python no ambiente educacional: uma proposta de ensino de modelagens algébricas. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20510.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20510
dc.description.abstractThis study investigates how programming in Python can assist in learning algebraic modeling. The central problem addressed is the difficulty of 8th-grade students at a rural school in the interior of São Paulo in formulating algebraic models to solve everyday mathematical problems. The objectives of this work were to develop the students’ ability to recognize, generalize, and create algebraic expressions to solve problem situations. The methodology included 10 Python programming lessons with various activities designed to stimulate the development of algebraic skills. The results, obtained through process based assessments, demonstrated a significant improvement in the students’ ability to solve problems algebraically. This study contributes to highlighting the importance of computer programming in Mathematics education from the early years. Future research may further explore the impact of computer programming on Mathematics education in Basic Education.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProgramação de Computadorespor
dc.subjectPythonpor
dc.subjectModelagem Algébricapor
dc.subjectAvaliação Processualpor
dc.subjectComputer Programmingeng
dc.subjectAlgebraic Modelingeng
dc.subjectProcess Evaluationeng
dc.titleProgramação em Python no ambiente educacional: uma proposta de ensino de modelagens algébricaspor
dc.title.alternativePython programming in the educational environment: a teaching proposal for algebraic modelingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silveira, Graciele Paraguaia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6251988404047002por
dc.description.resumoEste estudo investiga como a programação em Python pode auxiliar na aprendizagem de modelagens algébricas. O problema central abordado é a dificuldade dos alunos do 8º ano de uma escola rural no interior de São Paulo em formular modelos algébricos para resolver problemas matemáticos cotidianos. Os objetivos deste trabalho foram desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecer, generalizar e criar expressões algébricas para resolver situações-problema. A metodologia incluiu 10 aulas de programação em Python, com diversas atividades projetadas para estimular o desenvolvimento de habilidades algébricas. Os resultados, obtidos por meio de avaliações processuais, demonstraram uma melhora significativa na habilidade dos alunos em resolver problemas de forma algébrica. Este estudo contribui para destacar a importância da programação de computadores no ensino da Matemática desde os anos iniciais. Pesquisas futuras podem explorar ainda mais o impacto da programação de computadores no ensino da Matemática na Educação Básica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5166401513381950por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8610-4841por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil