Show simple item record

dc.contributor.authorGomes, João Lorena de Jesus Gomes
dc.date.accessioned2024-09-16T17:42:14Z
dc.date.available2024-09-16T17:42:14Z
dc.date.issued2024-07-26
dc.identifier.citationGOMES, João Lorena de Jesus Gomes. Teorema de Pitágoras: proposta de sequência didática para o trabalho com demonstrações no 9° ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20554.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20554
dc.description.abstractThis work adresses the role and importance of demonstrations in Mathematics classes for the final Years of Elementary Education. To this end, it considers as a starting point the BNCC, which includes the performance of demonstrations among the skills that students should acquire throughou their schooling. It discusses the demonstration as intrinsic characteristic of Mathematics, as a means of validation and advancement in the most diverse fields of study of this Science. It also presents he suggestion of three demonstration of the Pythagorean theorem that can be carried out together with 9th-grade students of Elementary Education, in order to answer the guiding question “How is it possible to perform demonstrations of the Pythagorean theorem in Elementary Education?”.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeorema de Pitágoraspor
dc.subjectPythagorean theoremeng
dc.subjectDemonstrationseng
dc.subjectCommon National Curriculum Baseeng
dc.subjectDemonstraçãopor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.titleTeorema de Pitágoras: proposta de sequência didática para o trabalho com demonstrações no 9° ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativePythagorean Theorem: a proposal for a didactic sequence for working with proofs in the 9 th grade of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Massago, Sadao
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1915704875970931por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1915704875970931por
dc.description.resumoEste trabalho aborda o papel das demonstrações em geometria nas aulas de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, considera como ponto de partida a BNCC, que inclui a realização de demonstrações entre as habilidades que estudantes devem adquirir ao longo de sua escolarização. Aborda a demonstração como característica intrínseca à Matemática, como meio de validação e de avanços nas mais diversas áreas de estudo dessa ciência e apresenta a sugestão de três demonstrações do teorema de Pitágoras que podem ser realizadas de maneira conjunta com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, de forma a responder a pergunta norteadora “De que forma é possível realizar demonstrações do teorema de Pitágoras no Ensino Fundamental?”por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5737188018593089por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5737188018593089por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8199-1904por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8199-1904por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3486-3811por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3486-3811por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil