dc.contributor.author | Gomes, João Lorena de Jesus Gomes | |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T17:42:14Z | |
dc.date.available | 2024-09-16T17:42:14Z | |
dc.date.issued | 2024-07-26 | |
dc.identifier.citation | GOMES, João Lorena de Jesus Gomes. Teorema de Pitágoras: proposta de sequência didática para o trabalho com demonstrações no 9° ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20554. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20554 | |
dc.description.abstract | This work adresses the role and importance of demonstrations in Mathematics classes for the final Years of Elementary Education. To this end, it considers as a starting point the BNCC, which includes the performance of demonstrations among the skills that students should acquire throughou their schooling. It discusses the demonstration as intrinsic characteristic of Mathematics, as a means of validation and advancement in the most diverse fields of study of this Science. It also presents he suggestion of three demonstration of the Pythagorean theorem that can be carried out together with 9th-grade students of Elementary Education, in order to answer the guiding question “How is it possible to perform demonstrations of the Pythagorean theorem in Elementary Education?”. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | por |
dc.subject | Pythagorean theorem | eng |
dc.subject | Demonstrations | eng |
dc.subject | Common National Curriculum Base | eng |
dc.subject | Demonstração | por |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | por |
dc.title | Teorema de Pitágoras: proposta de sequência didática para o trabalho com demonstrações no 9° ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Pythagorean Theorem: a proposal for a didactic sequence for working with proofs in the 9 th grade of elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Massago, Sadao | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1915704875970931 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1915704875970931 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda o papel das demonstrações em geometria nas aulas de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, considera como ponto de partida a BNCC, que inclui a realização de demonstrações entre as habilidades que estudantes devem adquirir ao longo de sua escolarização. Aborda a demonstração como característica intrínseca à Matemática, como meio de validação e de avanços nas mais diversas áreas de estudo dessa ciência e apresenta a sugestão de três demonstrações do teorema de Pitágoras que podem ser realizadas de maneira conjunta com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, de forma a responder a pergunta norteadora “De que forma é possível realizar demonstrações do teorema de Pitágoras no Ensino Fundamental?” | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5737188018593089 | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5737188018593089 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-8199-1904 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-8199-1904 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-3486-3811 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-3486-3811 | por |