dc.contributor.author | Santos, Odilia Brenda Meira | |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T11:27:30Z | |
dc.date.available | 2024-09-23T11:27:30Z | |
dc.date.issued | 2024-09-11 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Odilia Brenda Meira. Desafios e potencialidades das práticas pedagógicas em escolas ribeirinhas: uma revisão em teses e dissertações. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20612. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20612 | |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis seeks, through a bibliographic research based on studies cataloged in the Capes Theses and Dissertations Catalog, to identify the relationship between sociocultural knowledge and the pedagogical practices implemented by teachers in schools located in riverside areas. The analysis of the studies was guided by a reading and document analysis form with the following descriptors and categories: Work Reference (Title; Author; Advisor; Year of Publication; Institution; Academic Degree); Location Characteristics (Location and infrastructure of the riverside school; Regional Characteristics - Cultural Aspects and Socioeconomic Conditions); Practice Characteristics (Target Audience; Relationship with the community; Challenges faced by researchers/teachers in developing pedagogical practices; Other relevant information). The analysis revealed a significant gap in academic production on the topic in Brazil and highlighted that education in these areas faces relevant challenges, including inadequate infrastructure and teacher workload. These factors result in the deprioritization of innovative pedagogical practices in favor of more basic approaches, due to the lack of time, resources, and adequate support. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escolas ribeirinhas | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Saberes culturais | por |
dc.subject | Riverside schools | por |
dc.subject | Pedagogical practices | por |
dc.subject | Culture | por |
dc.subject | Cultural knowledge | por |
dc.title | Desafios e potencialidades das práticas pedagógicas em escolas ribeirinhas: uma revisão em teses e dissertações | por |
dc.title.alternative | Challenges and potentialities of pedagogical practices in riverside schools: a review of theses and dissertations | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Galletti, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1165657786360823 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em estudos catalogados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, identificar a relação entre saberes socioculturais e as práticas pedagógicas implementadas por professores em escolas situadas em áreas ribeirinhas. A análise dos estudos foi orientada por uma ficha de leitura e análise dos documento com os seguintes descritores e categorias: Referência do Trabalho (Título; Autor; Orientador; Ano de Publicação; Instituição; Titulação Acadêmica); Características do Local (Localização e infraestrutura da escola ribeirinha; Características da região - Aspectos culturais e Condições socioeconômicas); Características da Prática (Público-alvo; Relação com a comunidade; Desafios enfrentados pelos pesquisadores/professores no desenvolvimento da prática pedagógica; Outras informações relevantes). A análise revelou uma lacuna significativa na produção acadêmica sobre o tema no Brasil e evidenciou que a educação nessas áreas enfrenta desafios relevantes, incluindo infraestrutura inadequada e sobrecarga de trabalho dos professores. Estes fatores resultam na despriorização de práticas pedagógicas inovadoras em favor de abordagens mais básicas, devido à escassez de tempo, recursos e apoio adequado. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |