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dc.contributor.authorRamos, Nadine
dc.date.accessioned2024-09-26T18:37:26Z
dc.date.available2024-09-26T18:37:26Z
dc.date.issued2024-08-19
dc.identifier.citationRAMOS, Nadine. Proposta de um sistema de medição de desempenho para suportar o processo de gestão estratégica da UFSCar. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20685.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20685
dc.description.abstractThe aim of this dissertation was to propose a performance measurement system model to support the strategic management process of the Federal University of São Carlos (UFSCar). To achieve this, a literature review was conducted to describe the evolution of higher education in Brazil, conceptualize the different types of higher education institutions, list the main evaluation instruments used by regulatory bodies to assess these institutions, and outline existing performance measurement models in the literature that could be applied to such institutions. To illustrate the transition from theory to practice, a case study was conducted at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), where the use of an adapted version of the Balanced Scorecard (BSC) as support for the strategic management process was examined. Despite the extensive use of the BSC in public institutions, as identified both in the literature and in the case study, it was observed that the model is not fully compatible with this type of institution, necessitating adaptations to the BSC, including the creation of new perspectives to replace those originally defined by the model. Conversely, it was found that the Performance Prism presents elements that are better suited to the realities of public higher education institutions, even though there is a lack of studies exploring this topic on a national scale. Consequently, the proposal for UFSCar was based on the Performance Prism and was developed using UFSCar's current Institutional Development Plan (PDI) and the 2023 Management Report. The proposal is grounded in the needs and contributions of stakeholders to the institution's performance measurement process, from which information for the other model perspectives—strategies, processes, and capabilities—is derived. The development of the proposal demonstrated the alignment of the Performance Prism with UFSCar's PDI, suggesting that employing this model from the outset in the document's construction could lead to improvements in the institution's strategic management process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMedição de desempenhopor
dc.subjectInstituição de ensino superiorpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectIndicador de desempenhopor
dc.subjectPerformance measurementeng
dc.subjectHigher education institutioneng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectPerformance indicatoreng
dc.titleProposta de um sistema de medição de desempenho para suportar o processo de gestão estratégica da UFSCarpor
dc.title.alternativeProposal for a performance measurement system to support UFSCar's strategic management processeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Roberto Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518820028045730por
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi propor um modelo de sistema de medição de desempenho para apoiar o processo de gestão estratégica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura buscando descrever a evolução da educação superior brasileira, conceituando os diferentes tipos de instituições de ensino superior existentes, além de listar os principais instrumentos avaliativos aos quais estas instituições são submetidas pelos órgãos de controle e descrever modelos de medição de desempenho existentes na literatura e que poderiam ser aplicados a estas instituições. Para demonstrar a transição da teoria para a prática, um estudo de caso foi conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), verificando-se a utilização de uma adaptação do Balanced Scorecard (BSC) como suporte para o processo de gestão estratégica. Apesar da grande utilização do BSC em instituições públicas, verificada tanto na literatura quanto no estudo de caso, observou-se a incompatibilidade do modelo com este tipo de instituição, o que leva à necessidade de adaptação do BSC, com a criação de novas perspectivas que visam substituir aquelas definidas originalmente pelo modelo. Em contrapartida, verificou-se que o Performance Prism apresenta elementos que melhor se adaptam à realidade das instituições públicas de ensino superior, mesmo não havendo trabalhos que explorem o tema no âmbito nacional. Portanto, a proposta para a UFSCar teve como base o Performance Prism e foi desenvolvida por meio da utilização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar em vigência e do Relatório de Gestão da UFSCar referente ao ano de 2023. A proposta tem como ponto de partida as necessidades e as contribuições das partes interessadas para o processo de medição de desempenho da instituição, de onde derivam as informações para as outras perspectivas do modelo: estratégias, processos e capacidades. Por meio do desenvolvimento da proposta foi possível verificar a aderência do Performance Prism ao PDI da UFSCar, indicando que, a utilização do modelo desde o início da construção do documento pode gerar melhorias no processo de gestão estratégica da instituição.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0417629551559742por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0002-2870-7676por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9168-1416por


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