Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorChiari, Ana Paula dos Santos
dc.date.accessioned2024-09-27T14:40:39Z
dc.date.available2024-09-27T14:40:39Z
dc.date.issued2024-09-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20689
dc.description.abstractThere is substantial evidence of the positive effects of living with siblings, peers, and friends on sociocognitive development; however, the number of studies investigating the effects of living with animals is still limited. The present study aimed to contribute in this direction by exploring parental attitudes on the role of living with pets in their children's development. A questionnaire was sent (via Google Forms) to 30 fathers and/or mothers of children aged 2 to 5 10 years who currently live or have lived with animals at home. The questionnaire included questions related to how parents perceive their children's relationships with family, friends, and animals, as well as the possible beneficial effects and/or disadvantages of living with animals at home. The vast majority of parents (90%) did not report any disadvantages of living with pets. On the contrary, they indicated several advantages, such as learning, companionship, play, and the development of sociocognitive and social skills. Furthermore, when asked if they believed that living with animals influenced how their children interacted with others, most parents (73.3%) said yes. A thematic analysis of responses to open-ended questions revealed the following observed benefits: improvements in health, learning and development, friendships, improved behavior, and reduction of fear responses. Overall, results suggest a very positive perspective from parents regarding the role of living with pets in their children's development. We hope that this data may contribute to the development of intervention programs and/or public policies aimed at promoting development in early and late childhood by means of this rich relationship between children and animals.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAtitudes parentaispor
dc.subjectDesenvolvimento sociocognitivopor
dc.subjectAnimaispor
dc.subjectParental attitudeseng
dc.subjectSociocognitive developmenteng
dc.subjectAnimalseng
dc.titleAtitudes parentais sobre o papel do convívio com animais no desenvolvimento sociocognitivo de criançaspor
dc.title.alternativeParental attitudes on the role of living with pets on children's sociocognitive developmenteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Debora de Hollanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640676759708745por
dc.description.resumoHá muitas evidências dos efeitos positivos da convivência com irmãos, pares e amigos no desenvolvimento sociocognitivo, no entanto, o número de estudos investigando os efeitos da convivência com animais é ainda limitado. O presente estudo teve como objetivo contribuir nessa direção ao fazer um levantamento de atitudes parentais sobre o papel do convívio com animais de estimação no desenvolvimento de seus filhos. Um questionário foi enviado (via google forms) para 30 pais e/ou mães de crianças entre 2 e 10 anos, que convivem ou conviveram com animais em casa. O questionário incluía perguntas relacionadas a como os pais veem a relação das crianças com a família, com os amigos e com os animais, bem como dos possíveis efeitos benéficos e/ou desvantagens do convívio com animais em casa. A grande maioria dos pais (90%) não reportou qualquer desvantagem no convívio. Pelo contrário, indicaram diversas vantagens, como aprendizado, companheirismo, diversão e desenvolvimento de habilidades sociocognitivas e sociais. Além disso, quando questionados se acreditavam que a convivência com os animais influenciava a forma como os seus filhos se relacionavam com outras pessoas, a maioria dos pais (73,3%) respondeu que sim. Uma análise temática das respostas às questões abertas revelou os seguintes benefícios observados: melhoras na saúde, aprendizado e desenvolvimento, formação de amizades, melhora no comportamento e diminuição de medos. De forma geral, os resultados sugerem uma perspectiva muito positiva dos pais/mães sobre o papel do convívio com animais de estimação no desenvolvimento dos filhos. Espera-se que os dados possam contribuir para a elaboração de programas de intervenção e/ou políticas públicas voltados para a promoção do desenvolvimento na primeira e segunda infância que possam fazer uso desta relação tão rica entre crianças e animais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADEpor
dc.description.sponsorshipIdPIBIC 2023/2024- ID 1491por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8721243870073886por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0003-6677-4818por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0485-7787por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution 3.0 Brazil