dc.contributor.author | Chiari, Ana Paula dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T14:40:39Z | |
dc.date.available | 2024-09-27T14:40:39Z | |
dc.date.issued | 2024-09-03 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20689 | |
dc.description.abstract | There is substantial evidence of the positive effects of living with siblings, peers, and friends
on sociocognitive development; however, the number of studies investigating the effects of
living with animals is still limited. The present study aimed to contribute in this direction by
exploring parental attitudes on the role of living with pets in their children's development. A
questionnaire was sent (via Google Forms) to 30 fathers and/or mothers of children aged 2 to
5
10 years who currently live or have lived with animals at home. The questionnaire included
questions related to how parents perceive their children's relationships with family, friends,
and animals, as well as the possible beneficial effects and/or disadvantages of living with
animals at home. The vast majority of parents (90%) did not report any disadvantages of
living with pets. On the contrary, they indicated several advantages, such as learning,
companionship, play, and the development of sociocognitive and social skills. Furthermore,
when asked if they believed that living with animals influenced how their children interacted
with others, most parents (73.3%) said yes. A thematic analysis of responses to open-ended
questions revealed the following observed benefits: improvements in health, learning and
development, friendships, improved behavior, and reduction of fear responses. Overall,
results suggest a very positive perspective from parents regarding the role of living with pets
in their children's development. We hope that this data may contribute to the development of
intervention programs and/or public policies aimed at promoting development in early and
late childhood by means of this rich relationship between children and animals. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atitudes parentais | por |
dc.subject | Desenvolvimento sociocognitivo | por |
dc.subject | Animais | por |
dc.subject | Parental attitudes | eng |
dc.subject | Sociocognitive development | eng |
dc.subject | Animals | eng |
dc.title | Atitudes parentais sobre o papel do convívio com animais no desenvolvimento sociocognitivo de crianças | por |
dc.title.alternative | Parental attitudes on the role of living with pets on children's sociocognitive development | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Debora de Hollanda | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3640676759708745 | por |
dc.description.resumo | Há muitas evidências dos efeitos positivos da convivência com irmãos, pares e amigos no
desenvolvimento sociocognitivo, no entanto, o número de estudos investigando os efeitos da
convivência com animais é ainda limitado. O presente estudo teve como objetivo contribuir
nessa direção ao fazer um levantamento de atitudes parentais sobre o papel do convívio com
animais de estimação no desenvolvimento de seus filhos. Um questionário foi enviado (via
google forms) para 30 pais e/ou mães de crianças entre 2 e 10 anos, que convivem ou
conviveram com animais em casa. O questionário incluía perguntas relacionadas a como os
pais veem a relação das crianças com a família, com os amigos e com os animais, bem como
dos possíveis efeitos benéficos e/ou desvantagens do convívio com animais em casa. A
grande maioria dos pais (90%) não reportou qualquer desvantagem no convívio. Pelo
contrário, indicaram diversas vantagens, como aprendizado, companheirismo, diversão e
desenvolvimento de habilidades sociocognitivas e sociais. Além disso, quando questionados
se acreditavam que a convivência com os animais influenciava a forma como os seus filhos se
relacionavam com outras pessoas, a maioria dos pais (73,3%) respondeu que sim. Uma
análise temática das respostas às questões abertas revelou os seguintes benefícios
observados: melhoras na saúde, aprendizado e desenvolvimento, formação de amizades,
melhora no comportamento e diminuição de medos. De forma geral, os resultados sugerem
uma perspectiva muito positiva dos pais/mães sobre o papel do convívio com animais de
estimação no desenvolvimento dos filhos. Espera-se que os dados possam contribuir para a
elaboração de programas de intervenção e/ou políticas públicas voltados para a promoção do
desenvolvimento na primeira e segunda infância que possam fazer uso desta relação tão rica
entre crianças e animais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | por |
dc.description.sponsorshipId | PIBIC 2023/2024- ID 1491 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8721243870073886 | por |
dc.publisher.course | Psicologia - Psi | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0003-6677-4818 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0485-7787 | por |