Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGrigolon, Lais Manesco
dc.date.accessioned2024-10-01T21:51:05Z
dc.date.available2024-10-01T21:51:05Z
dc.date.issued2024-08-13
dc.identifier.citationGRIGOLON, Lais Manesco. Circo de rua: estudos geográficos com artistas do litoral sul de São Paulo-SP. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20714.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20714
dc.description.abstractIn order to understand the distribution of street circus artists on the streets of municipalities on the south coast of São Paulo, how they are organized territorially and their dynamics, both internally and in relation to other groups and institutions, this research was developed using ethnography as the preponderant methodology, with Geertz (1978) recommendations as its main reference. Based on ethnography, different techniques were selected, such as participant observation and the frequent use of field diaries. During fieldwork, collaborators proved to be relevant to understanding the group's dynamics and were invited to contribute to semi-structured interviews, which aimed to deepen the understanding of the data produced in previous stages. With this material gathered, frequent re-readings were carried out, both of the field diaries and the interview transcriptions and the recurrences and relevance of data (events and characteristics described) were noted so that they would form part of the final work, stitching together field experiences, testimonies of artists and the researcher's reflections and other references gathered throughout the process in a narrative that describes the research. The work made it possible to understand the main points of circus activities in the studied area, as well as the motivations or constraints of their territorial dynamics. Furthermore, prolonged contact with the group produced an extensive description of how circus practices have adapted and transformed, along with other social and cultural movements, characteristics that also reflect the ways in which the group appropriates, acts and dominates certain territories. Another relevant point was understanding that the local dynamics of the street circus is supported by a broad network of communication and solidarity, in which artists from different locations are included who strengthen themselves to reproduce their ways of being in the world, as well as sustaining its multiple territorializations.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectArtes Circensespor
dc.subjectGeografia Culturalpor
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectCircus Artsen
dc.subjectCultural Geographyen
dc.titleCirco de rua: estudos geográficos com artistas do litoral sul de São Paulo-SPpor
dc.title.alternativeStreet circus: geographic studies with artists from the south coast of São Paulo-SPen
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bernardes, Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785212671844982por
dc.description.resumoA fim de compreender de que maneira os artistas do circo de rua estão presentes nas ruas de municípios do litoral sul de São Paulo, como se organizam territorialmente e quais são suas dinâmicas, tanto internas, quanto em relação a outros grupos e instituições, a presente pesquisa foi desenvolvida utilizando a etnografia como metodologia preponderante, tendo como principal referência as recomendações de Geertz (1978). A partir da etnografia, foram selecionadas diferentes técnicas, como a observação participante e a utilização frequente do diário de campo. Durante a realização dos trabalhos de campo, colaboradores se mostraram relevantes para a compreensão das dinâmicas do grupo e foram convidados para contribuírem com a realização de entrevistas semiestruturadas, que tiveram o intuito de aprofundar a compreensão dos dados produzidos em etapas precedentes. Com esse material reunido, foram realizadas releituras frequentes, tanto dos diários de campo, quanto das transcrições das entrevistas e as recorrências e relevâncias de dados (acontecimentos e características descritas) eram anotadas para que fizessem parte do trabalho final, costurando experiências de campo, depoimentos de artistas e as reflexões da pesquisadora e de outros referenciais reunidos ao longo do processo em uma narrativa que descreve a pesquisa. O trabalho possibilitou compreender quais são os principais pontos de realização de atividades circenses na área estudada, bem como as motivações ou constrangimentos de suas dinâmicas territoriais. Além disso, o contato prolongado com o grupo produziu uma extensa descrição de como as práticas circenses tem se adaptado e transformado, junto a outros movimentos sociais e culturais, características que também traduzem os modos como o grupo se apropria, age e domina determinados territórios. Outro ponto relevante foi compreender que a dinâmica local do circo de rua é sustentada por uma rede ampla de comunicação e solidariedade, na qual estão inseridos artistas de localidades diversas que se fortalecem para reprodução de seus modos de ser e estar no mundo, bem como sustentam suas múltiplas territorializações.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA DA POPULACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5161591820450069por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil