Show simple item record

dc.contributor.authorTragante, Christiane Aparecida
dc.date.accessioned2016-06-02T19:00:25Z
dc.date.available2012-02-16
dc.date.available2016-06-02T19:00:25Z
dc.date.issued2011-05-31
dc.identifier.citationTRAGANTE, Christiane Aparecida. "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/210
dc.description.abstractThis dissertation is an anthropological study about the relations constructed by children of art and its objects in Art-Education classes. Following concerns built from my experience as a teacher, I have conducted an ethnographical research that pointed out to differences in the definition, classification and contemplation of art objects between students and teachers at Art-Education classes. From an ethnography carried out at two 5th grades of elementary education at public schools in Sao Carlos-SP, it was possible to notice on processes of construction of knowledge that children, besides teachers, as well as art objects and other field agents, are active subjects in those learning relationship. Their drawings contributed to highlight that relationships constructed in the teaching-learning process affect the ways of knowing, appreciating and making art. They also showed that children act in a particular way toward art objects. Finally, ethnography led to reflections about art-education for children, as well as about our own art system.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAntropologia socialpor
dc.subjectArte e educaçãopor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectAntropologia educacionalpor
dc.subjectArte e antropologiapor
dc.subjectAntropologia da criançapor
dc.subjectArt-educationeng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectAnthropology of arteng
dc.subjectAnthropology of educationeng
dc.subjectAnthropology of childreneng
dc.title"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cohn, Clarice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094por
dc.description.resumoEssa dissertação é um estudo antropológico sobre as relações que as crianças constroem com a arte e seus objetos em sala de aula. Partindo de inquietações advindas de minhas experiências enquanto professora, constatei, em uma pesquisa etnográfica, diferenças na definição, classificação e fruição dos objetos artísticos entre alunos e professores nas aulas de Arte. Por meio da etnografia realizada em duas 5as séries de escolas da cidade de São Carlos SP, foi possível perceber que os processos de produção do conhecimento apontam para as crianças, além de professores, objetos de arte e outros agentes do campo artístico, como sujeitos ativos nas relações de aprendizagem. Os desenhos realizados por elas contribuíram para evidenciar que as relações construídas no processo de ensino e aprendizagem interferem nas formas de conhecer, apreciar e fazer arte, mas também mostraram que as crianças agem de forma particularizada, frente aos objetos artísticos, nos contextos dessas três ações. Por fim, a etnografia levou a reflexões sobre a educação em arte com as crianças, bem como, sobre nosso próprio sistema artístico.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8777271179365141por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record