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dc.contributor.authorLima, Jacqueline Stefanny Ferraz de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:00:29Z
dc.date.available2014-02-13
dc.date.available2016-06-02T19:00:29Z
dc.date.issued2013-09-03
dc.identifier.citationLIMA, Jacqueline Stefanny Ferraz de. Mulher fiel: as famílias das mulheres dos presos relacionados ao Primeiro Comando da Capital. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/230
dc.description.abstractThis ethnography is about the families of cunhadas (sisters-in-law). Women so called for establish affective bonds with men related to Primeiro Comando da Capital (PCC). More specifically, the interlocutors of this research were cunhadas who were visiting their husbands in prisons composed mostly by prisoners of the PCC. The construction of this ethnography arises from the different points of view expressed by cunhadas about the notion of family. Therefore, firstly, it was favored the point of view of cunhadas about the view of the functional body of penitentiary complexes. Secondly, it was benefited the point of view of cunhadas about the point of view of prisoners. And finally, it was privileged the point of view of cunhadas themselves about the notion of family. Ser-família (Family-being), ter-família (family-having), família-sagrada (sacred-family), família-imperfectiva (imperfective-family), família-manutenção (maintenance-family), família-completa (complete-family) and family as synonym of visita (the visit). These were the varied meanings given to the notion of family according to the statements of the cunhadas. The guiding thread of this text is a day of visit trip in Cerejeira s penitentiaries. These descriptions were densified by the events experienced with the cunhadas and their experiences related to the prison-event. Thus, on the displacing of their points of view about family, we will see an ethnography about faithful and unsubmissive women. Women who valorized and were recognized by facing of the sacrifices, for knowing the discipline and for having proceder. Women that signaled an ethical environment that manifested itself as a referential ground for the production of moral. More than that, for the production of a moral pluriverse. Women que gostam do preso (who like the prisoner), as mulheres dos caras (the guys' women), women que gostam do ladrão (who like the thief). Briefly, this ethnographic effort is about mulheres fiéis (faithful women) contrastively produced by the existence of talaricas women, recalcadas women, women que gostam de cadeia (who like the jail), de ladrão (the thief), do crime (the crime). An ethnography about the families of cunhadas. Families of faithful women.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAntropologia socialpor
dc.subjectPrisãopor
dc.subjectGêneropor
dc.titleMulher fiel: as famílias das mulheres dos presos relacionados ao Primeiro Comando da Capitalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Villela, Jorge Luiz Mattar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8301325600502054por
dc.description.resumoEsta etnografia é sobre as famílias das cunhadas. Mulheres assim denominadas por estabelecerem vínculos afetivos com homens relacionados ao Primeiro Comando da Capital (o PCC). Mais especificamente, as interlocutoras desta pesquisa eram cunhadas que visitavam seus maridos em estabelecimentos prisionais majoritariamente compostos por presos do PCC. A construção desta etnografia parte dos diferentes pontos de vista enunciados pelas cunhadas sobre a noção de família. Dessa maneira, em primeiro lugar, foi favorecido o ponto de vista das cunhadas sobre o ponto de vista do corpo funcional dos complexos penitenciários. Em segundo lugar, foi beneficiado o ponto de vista das cunhadas sobre o ponto de vista dos apenados. E, por último, foi privilegiado o ponto de vista das próprias cunhadas acerca da noção de família. Ser-família, ter-família, família-sagrada, família-imperfectiva, família-manutenção, família-completa e família como sinônimo de visita. Foram estes os variados sentidos conferidos à noção conforme os enunciados das cunhadas. O fio condutor desse texto é a viagem para o dia de visitas nas penitenciárias de Cerejeira. Descrições adensadas pelos acontecimentos vividos com as cunhadas e suas experiências relacionadas ao evento-prisão. Assim, no deslocar de seus pontos de vistas sobre família, veremos uma etnografia sobre mulheres fiéis e insubmissas. Mulheres que valorizavam e eram reconhecidas por enfrentarem os sacrifícios, por conhecerem a disciplina e por terem proceder. Mulheres que assinalavam um ambiente ético que se manifestava como um solo referencial para a produção de moral. Aliás, mais do que isso, para a produção de um pluriverso moral. Mulheres que gostam do preso , as mulheres dos caras , mulheres que gostam do ladrão . Resumidamente, este esforço etnográfico é sobre mulheres fiéis produzidas contrastivamente à existência de mulheres talaricas, recalcadas, mulheres que gostam de cadeia , de ladrão , do crime . Uma etnografia acerca das famílias das cunhadas. Famílias de mulheres fiéis.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6360042109630956por


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