Show simple item record

dc.contributor.authorSoares, Hugo Freneda
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:25Z
dc.date.available2007-07-11
dc.date.available2016-06-02T19:51:25Z
dc.date.issued2006-12-19
dc.identifier.citationSOARES, Hugo Freneda. O comportamento da demanda e suas implicações na gestão de operações: um estudo de caso de uma empresa de eletrodomésticos.. 2006. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3508
dc.description.abstractThe high competitiveness imposed by the current market characterized by the global competition and by consumer requirements, have been causing more complexity in the enterprise management. Because of that, the increase in the diversity of products offered to the market, and the availability of these products at the precise time and number, have become important competitive plus. We can add to these factors others previously existent, as price and quality, equally important. The forecasting management is the determinant function to this environment, in order to achieve the required availability, with cost efficiency. This function consists of the historical data explains and the consumers future behavior. The areas more directly connected to forecasting management are: (a) Marketing, (b) Production Control Planning, (c) Manufacturing, (d) Material Control Planning, (e) Logistic, (f) Supply Chain. In this way, observing the current enterprise difficulties, this research has the goal to analyze in details the forecasting management matter, an then identify better operations management practices. In order to better feature the issue, a case study has been carried out at a white goods company in Brazil. The case study acknowledged the importance of forecasting for operations. Furthermore, good practices have been identified to help the production manager work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento da produçãopor
dc.subjectControle da produçãopor
dc.subjectOferta e procurapor
dc.subjectCadeia de suprimentospor
dc.subjectForecasting managementeng
dc.subjectPCPeng
dc.subjectOperations managementeng
dc.subjectSupply chaineng
dc.titleO comportamento da demanda e suas implicações na gestão de operações: um estudo de caso de uma empresa de eletrodomésticos.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Neocles Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744216524256924por
dc.description.resumoA alta competitividade imposta pelo mercado atual, caracterizada pela concorrência global e pelas exigências mais refinadas dos consumidores, vem causando maior complexidade na gestão empresarial. Em função disto, o aumento da diversidade de produtos oferecidos ao mercado, e a disponibilidade destes produtos no momento e quantidades desejadas, tornaram-se fatores competitivos importantes no momento da escolha dos clientes. Somam-se a estes fatores, outros anteriormente existentes, como preço e qualidade, igualmente representativos. Neste ambiente, a função determinante para alcançar a disponibilidade exigida, com eficiência em custos, é a gestão de demanda, que consiste na interpretação dos dados históricos e o possível comportamento futuro dos clientes. As áreas mais diretamente relacionadas com a gestão de demanda nas organizações são: (a) Marketing, (b) Planejamento e Controle de Produção, (c) Manufatura, (d) Planejamento e Controle de Materiais, (e) Logística de Distribuição de Produtos, (f) Cadeia de Suprimentos. Assim, observando as dificuldades atuais das organizações, esta pesquisa objetiva analisar com detalhes a questão da gestão de demanda e então identificar melhores formas de gestão das operações. Para melhor caracterizar o assunto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do segmento de eletrodomésticos no Brasil. Com isso comprovou-se a importância da previsão de demanda para as operações, e foram identificas alternativas para facilitar o trabalho dos administradores de produção.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record