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dc.contributor.authorGotardo, Reginaldo Aparecido
dc.date.accessioned2016-06-02T19:05:37Z
dc.date.available2009-10-29
dc.date.available2016-06-02T19:05:37Z
dc.date.issued2008-08-22
dc.identifier.citationGOTARDO, Reginaldo Aparecido. Modelo I2P : recomendação de recursos baseando-se em preferências, interesses e popularidade. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/413
dc.description.abstractThe development of technologies that assist in the teach-learning process is an rgued subject in some areas of knowledge. The great diffusion of Web-based Educational Systems (WbE-S) has been shown the popularization of distance learning and its support tools. The Tidia-Ae project, support by FAPESP, aim at the development of a WbE-S that can use the concept about high velocity internet. But, the WbE Systems don t have a personal treatment of user s necessities. So, the offers of personalization resources for systems aim at improving the teach-learning process using the treatment of real necessities of each user. The content recommendation, more specifically a recommendation system, is one of several techniques for that and it is a non-intrusive meaning of help user s in a system with a lot of information. This technique was used in Tidia-Ae environment to development of this thesis. This thesis presents the I2P model based on metrics of Interests, Preferences and Popularity which are acquired by the measuring of the relationship of users and system resources. These metrics provide a form to calculate the recommendation offers of resources. The calculation is done using Collaborative Filtering technique and the personalization is offered in collaborative form, considering the group learning.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistemas de recomendaçãopor
dc.subjectPrivacidade e personalizaçãopor
dc.subjectSistemas de ensinopor
dc.subjectRecommendation systemseng
dc.subjectPersonalizationeng
dc.subjectWeb-based education systemseng
dc.titleModelo I2P: recomendação de recursos baseando-se em preferências, interesses e popularidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zorzo, Sérgio Donizetti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727450D3por
dc.description.resumoO desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no processo de ensinoaprendizagem é assunto discutido em várias áreas do conhecimento. A grande difusão de Sistemas Educacionais baseados nas tecnologias existentes na Web (também chamados de Sistemas Educacionais baseados na Web Web-based Educational Systems WbE-S) demonstra a popularização da educação a distância e das ferramentas de suporte a esta. O projeto Tidia-Ae, financiado pela FAPESP visa, sobretudo, o desenvolvimento de um WbE-S que possa explorar os conceitos da internet de alta velocidade. Os WbE-S, comumente, não possuem um tratamento personalizado das ações dos usuários no sistema. Assim, a oferta de recursos de personalização de sistemas visa melhorias no processo de ensino-aprendizagem através do tratamento das necessidades reais e pessoais de cada aluno. A recomendação de conteúdo é uma das possíveis técnicas para oferta de personalização. Trata-se de uma forma não intrusiva de auxiliar o processo de escolha dos usuários num sistema com grande conjunto de informações. Está técnica foi amplamente explorada e, junto com o projeto Tidia-Ae, serviu como base para a criação do modelo I2P. Este trabalho define e propõe o modelo I2P baseado em métricas de Interesses, Preferências e Popularidade obtidas no relacionamento entre os usuários e os recursos do sistema. Estas métricas fornecem o embasamento para oferta de recursos adequados às necessidades dos usuários num WbE-S. O cálculo para oferta de recomendação é realizado com a técnica de Filtragem Colaborativa e, assim, a personalização é oferecida de forma colaborativa, considerando o aprendizado em grupo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2508538092205306por


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